Urbes muda trânsito para realização de obras na Alameda Batatais

Urbes muda trânsito para realização de obras na Alameda Batatais Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 11/08/2015 às 20:30
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:30
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Agentes de trânsito estão no local para orientar motoristas, que devem redobrar a atenção e ficar atentos à sinalização

 

Para que a Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob) realize a etapa final de obras na Alameda Batatais, na margem direita do rio Sorocaba, a Urbes – Trânsito e Transportes fez nesta terça-feira (11), desde as 9h, uma mudança de trânsito para veículos que transitam por aquela região. A interferência será mantida até a finalização da obra, o que deve acontecer até o final deste mês de agosto.

Os agentes de trânsito da Urbes estão no local para orientar os motoristas, sobretudo no trecho entre a ponte do Pinga-Pinga e o Centro de Referência em Educação (CRE), no Jardim Saira. “Pelo menos nesta manhã não houve complicação no trânsito nos arredores, justamente porque esperamos o final do horário de pico para implantar a mudança”, aponta Alexandre Rocha, da Urbes.

A partir de agora, os motoristas que acessam a Ponte do Pinga-Pinga vindos da Avenida Dom Aguirre e da rua Pedro Álvares Cabral, no sentido Prefeitura de Sorocaba, vão transitar pelo trecho novo da Alameda Batatais. Quem vier dos mesmos locais, mas rumo ao Jardim Iguatemi ou à Avenida Quinze de Agosto, segue normalmente pelo trecho já conhecido. A Urbes recomenda que os motoristas redobrem a atenção ao passar pelo local e fiquem atentos às sinalizações.

Para quem trafega pelo sentido contrário – da Prefeitura rumo à av. Dom Aguirre – não há mudança, pois continua utilizando a mesma pista da Alameda Batatais. A diferença é que, neste último caso, apenas meia pista está liberada, pois na outra faixa de rolamento estão concentradas as obras. Nessa via é feita a retirada da camada asfáltica para posterior recape da pista. “Está sendo feita numa faixa e, assim que terminar, começa na outra, com reposicionamento do fluxo de veículos”, acrescenta Rocha.

A Semob informa que na sequência será feita a aplicação da nova camada asfáltica no trecho. Simultaneamente, a empresa contratada dará início à implantação de novo canteiro na Alameda Batatais, além de guias, sarjetas e readequação do trajeto da ciclovia. Num segundo momento, a Urbes fará sinalização de solo das novas pistas e a instalação de um conjunto semafórico para disciplinar o trânsito na Alameda Batatais, na altura da ponte Pinga-Pinga.

As obras nesse ponto da margem direita do rio Sorocaba estão orçadas em aproximadamente R$ 3 milhões e são executadas pela empresa Júlio & Júlio. A melhoria faz parte do programa Mobilidade Total e vai criar uma alternativa de ligação entre as regiões da Avenida Dom Aguirre e Alto da Boa Vista. Concluída a obra, a nova Alameda Batatais vai receber, inclusive, parte do tráfego de regiões da Vila Progresso e Jardim Iguatemi.