Urbes alerta para o uso de celular ao volante

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 05/08/2018 às 18:53
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:53
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Urbes – Trânsito e Transportes alerta os condutores de veículos a estacionarem em um local permitido e seguro para manusear o celular, colaborando assim para um trânsito mais seguro.

De acordo com os técnicos da empresa pública, os condutores devem começar a mudar seus hábitos para práticas mais prudentes no trânsito. A vida é muito valiosa e precisa de atenção.  Celular e direção: em hipótese alguma!, recomendam.

Muitas pessoas acreditam que não se deve falar ao celular quando se dirige apenas para não tirar uma das mãos do volante ou guidão, mas, além disso, quando se usa o aparelho, o condutor perde a atenção da visão e da audição, comprometendo, desta forma, toda a condução. E é neste momento que acidentes podem ocorrer.

Utilizar o aparelho enquanto conduz o veículo é comparado a estar embriagado ao volante.  Se o condutor se distrair por cinco segundos teclando no celular, em uma velocidade de 60km/h, percorrerá 80 metros de forma cega, sem saber o que está fazendo, e o quê ou quem está à sua frente e ao seu redor.

É um hábito perigoso que vem crescendo nos índices de acidentes de trânsito. Essa transgressão é uma infração gravíssima, que resulta em 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 293,47.