Prefeitura divulga Nota oficial sobre os efeitos da paralisação dos caminhoneiros

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 24/01/2017 às 17:43
  • Atualizado 30/09/2022 às 17:43
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00
Por determinação do prefeito José Crespo, várias medidas emergenciais foram tomadas para amenizar os efeitos da greve dos caminhoneiros, no intuito de garantir os serviços públicos à população de Sorocaba.
Uma das maiores preocupações da Prefeitura é manter um estoque de combustível para assegurar os atendimentos de urgência e emergência na cidade.
Um caminhão-tanque com capacidade para 600 litros de diesel será utilizado em serviços emergenciais.
A Secretaria da Saúde (SES) continua realizando as viagens ambulatoriais às pessoas que necessitam passar por atendimento médico em outras cidades.
Quanto à coleta de lixo, sob a responsabilidade da Secretaria de Saneamento, o serviço foi normal nesta quinta-feira (24) por conta do abastecimento da frota.
Os principais serviços do Saae-Sorocaba continuam sendo prestados à sociedade. Nesta quinta-feira (24) não houve falta de combustíveis para os veículos da autarquia. Entretanto, como não é possível prever até quando haverá o risco de desabastecimento nos postos fornecedores, o Saae-Sorocaba age preventivamente e deixa de executar os pedidos de novas instalações individuais de água e esgoto.
Durante esses dias de riscos de falta de combustíveis, a autarquia adotou o uso ainda mais racional de sua frota: as saídas são restritas aos serviços emergenciais ou que estejam em seus prazos finais de solução, em detrimento dos ofícios que possam ser realizados nos dias seguintes.
A Secretaria de Abastecimento e Nutrição (Seaban), responsável pela distribuição da merenda escolar, também conseguiu garantir o abastecimento nesta quinta-feira (24), mas há a preocupação com o desabastecimento de hortifrútis, pois o Ceasa de SP já parou o serviço de entrega dos produtos. A secretaria está se empenhando junto ao departamento de Compras da Prefeitura para que não haja impactos no fornecimento de merendas.
A Guarda Civil Municipal – GCM – continua com suas viaturas nas ruas devidamente abastecidas fazendo o patrulhamento na cidade.
Já a Secretaria de Educação – Sedu explica que as aulas serão normais nesta sexta-feira (25). Porém, casos pontuais serão analisados separadamente pela pasta.
Ônibus de Sorocaba vão circular 
nesta sexta-feira em horários de pico
A Urbes e as empresas Consor e STU se reuniram nesta quinta-feira (24) para definir como o Sistema de Transporte Coletivo vai operar em razão da falta de combustível nas garagens, ocasionada pela mobilização nacional dos caminhoneiros contra o aumento do diesel. Num esforço mútuo, com o objetivo de não deixar a população sem transporte coletivo, foi determinado que os ônibus operem nesta sexta-feira (25), das 5h às 8h e das 17h às 19h, nos chamados horários de pico.
De acordo com a Urbes, em razão dessa medida, os terminais Santo Antônio (TSA) e São Paulo (TSP) vão ser fechados nesta sexta-feira nos horários que os ônibus não circularem, assim como a bilheteria. Ou seja, das 8h às 17h e após às 19h.
A situação da operação do Transporte Coletivo para o fim de semana (26 e 27) não está definida, já que a mobilização nacional continua e as garagens da Consor e da STU não foram reabastecidas com combustível até o momento. Nesta sexta-feira, um novo comunicado será emitido.
Os usuários do transporte público deverão ficar atentos aos canais oficiais de comunicação do município e quaisquer dúvidas devem entrar em contato pelo telefone 118.
O Sistema de Transporte Coletivo possui 107 linhas de ônibus em operação que percorrem a cidade de norte a sul e de leste a oeste. Circulam diariamente nos terminais cerca de 120 mil passageiros, sendo 80 mil no Terminal Santo Antônio e 40 mil no Terminal São Paulo.
Transporte Especial
Nesta sexta-feira (25), o Serviço de Transporte Especial vai operar parcialmente, em razão da suspensão das atividades de algumas instituições frequentadas pelos usuários, porém todos os agendamentos feitos serão atendidos.