Moradores divergem sobre mudanças feitas pela Urbes em trecho da Rua Atanásio Soares

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 29/06/2018 às 10:33
  • Atualizado 12/09/2022 às 10:33
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Na última terça-feira (26), a Urbes – Trânsito e Transportes, alterou o sentido de direção no trecho da Rua Atanásio Soares que vai da Rua Francisco Carneiro da Silva até a Rua Padre José Zanolla, que passou a ter único sentido de circulação.

De acordo com a Urbes, a alteração foi necessária em razão da implantação prevista para Julho, de um semáforo no cruzamento da rua Luiz Ricardo Maffei com a rua Atanásio Soares, sendo assim foi preciso a mudança de mão de direção no único trecho que ainda era mão dupla da rua Atanásio Soares. O dispositivo visa oferecer mais segurança a motoristas e pedestres, além de disciplinar o trânsito local.

Conforme nota enviada a redação, a alteração visa trazer mais segurança ao tráfego local e para isso serão implantados 19 placas de regulamentação e advertência e 550 metros quadrados de sinalização de solo. As mudanças são informadas aos motoristas com faixas e cavaletes e terão o acompanhamento de agentes de trânsito. Os técnicos da Urbes pedem aos condutores que redobrem a atenção para a nova forma de circulação.

 

O que diz a população

“Aprovo sim as mudanças, mas prejudicou a linha 57 Guaíba, que agora precisa dar uma volta maior. A urbes deveria rever o trajeto da linha, pois prejudicou os moradores do trecho modificado que desciam do ônibus na porta de casa e agora precisam descer na itavuvu”, diz o Encarregado de Logística, Willian da Silva.

João Porfirio, 63 anos, que trabalha fazendo fretes próximo ao local, aprovou as mudanças. “As mudanças eram necessárias devido a vários acidentes no cruzamento, saindo do lado do presídio dava muito acidente de moto. Acho que por isso deveria mesmo ter uma mudança de direção, porque a gente que fica aqui com os caminhões de frete, cansamos de presenciar acidentes e Sorocaba cresce a cada dia e temos que ir mudando o trânsito para não complicar tudo”, diz João.

Já o motorista Osmar Batista de 60 anos, também aprovou mas pede mais um semáforo. “Achei bom, porque tem muito acidente aqui, e assim melhorou bem. Agora vai diminuir a quantidade de acidentes, mas também o ideal era mais um semáforo no cruzamento com a Altino Arantes”, diz Osmar. Ele fala também sobre os ônibus. “Ônibus também não passa mais aqui, para quem mora no condomínio de prédios e depende de ônibus ficou péssimo. A Urbes não pensou nos ônibus daqui”, finaliza.

 

Pedido de Semáforo

O Vereador Renan Santos (PCdoB), protocolou na data de ontem (28), um requerimento na Prefeitura pedindo informações sobre a instalação de um semáforo na rua Atanásio Soares esquina com a Rua Dr. Altino Arantes, considerando que o tráfego nas duas ruas é intenso e os pedestres têm encontrado dificuldade de realizar a travessia e isso traz insegurança para o transito no local.

 

Mudanças de Itinerário

Com a mudança de direção em trecho da rua Atanásio Soares, os ônibus da Linha 57 Guaíba e 24 Guadalupe, que passam pelo local, teve que sofrer alterações em seu itinerário no sentido centro-bairro. Os novos horários ficaram da seguinte forma:

LINHA 57 – GUAÍBA – PARTINDO DO TERMINAL SANTO ANTONIO: segue normal até a R. José Zanolla, após segue pela R. Vicente Paes Filho, Av. Itavuvu (sentido bairro), R. Atanásio Soares, R. Francisco Carneiro Silva e por fim vai pelo itinerário normal até o Ponto Final (R. Luiz Rubino Orosco).

LINHA 24 – GUADALUPE – Desde 26 de junho deixou de atender às seguintes ruas: Francisco C. da Silva, Nelson Herdy Barbosa, Ivone Silva Santos, Amador C. Fernandes e Bernardino Silva. O ponto final passa a ser cumprido na R. Luiz Ricardo Maffei.

A Urbes orienta ainda que os usuários do transporte público a ficarem atentos aos canais oficiais de comunicação do município e quaisquer dúvidas podem ser sanadas pelo telefone 118.