Faixa exclusiva para ônibus na Itavuvu começa em fevereiro, afirma Associação Comercial

Faixa exclusiva para ônibus na Itavuvu começa em fevereiro, afirma Associação Comercial Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 15/01/2016 às 12:17
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:17
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A faixa exclusiva para ônibus na Avenida Itavuvu começará a funcionar em fevereiro, possivelmente, a partir do dia 1º, uma segunda-feira. A informação é da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) e foi repassada na quarta-feira (13).

Conforme Luiz Issao Kagiyama, 1º secretário da ACSO, a faixa deve funcionar desde a UPH da Zona Norte até a área de transferência da via. Na via, é possível localizar vários suportes onde ficarão as placas que identificarão que o local possui faixa exclusiva para ônibus, bem como os horários de funcionamento.

Ainda conforme Kagiyama, o mesmo sistema deverá ser implantado na sequência na Avenida Ipanema.

Uma reunião entre a Prefeitura de Sorocaba e a Associação Comercial chegou a ser agendada para terça-feira (19), mas foi cancelada. Na reunião, os comerciantes das avenidas Ipanema e Itavuvu participariam para discutir dúvidas no novo sistema, como os procedimentos de carga e descarga.

Existe a expectativa de que ainda em fevereiro, provavelmente na segunda quinzena, as multas começarão a ser aplicadas. Ainda de acordo com Kagiyama, o anúncio oficial do início da operação deverá ocorrer na semana que vem.

Kagiyama, no entanto, destaca os benefícios na faixa exclusiva, para a mobilidade e para os usuários do transporte coletivo. “Se todo mundo for de carro, trava o trânsito. É normal em todo país desenvolvido. É preciso ter alternativas, rotas alternativas. De acordo com eles, essas rotas podem ser a Avenida Santos Dumont, Atanásio Soares e Vicente Paes Filho. “Os benefícios são inegáveis. Haverá uma redução nos tempos das viagens do transporte coletivo. É bom para a mobilidade, é bom para os usuários”, pondera. “Só estamos preocupados com o impacto, especialmente no primeiro momento. Desde a implantação da Hermelino Matarazzo e da Comendador Oeterer já estava programado a Gal Carneiro, a Itavuvu e a Ipanema, portanto, não pode e não deve ser surpresa para ninguém”, conclui.

 

Comerciantes e usuários

“Para nós comerciantes é ruim, mas a gente sabe que é bom para quem anda de ônibus. O problema é que aqui nem estacionamento pago a gente tem. Isso que complica”, explica Aline Vanessa. “Para o comércio é ruim. Não tenho espaço adequado para deixar as motos e nem os clientes terão estacionamento. Teremos demora no serviço e perderei clientes”, comenta Caio Lorenzony.

Se por um lado os comerciantes têm receio com as faixas, os usuários comemoram. ‘Se vai reduzir o tempo para chegar nos lugares que a gente vai é muito bom. Não podemos reclamar”, relata o  aposentado Manoel Santana, uns dos usuários do transporte coletivo ouvidos pelo Jornal Z Norte que apoiam a faixa.

                   

Urbes

A Urbes, que gerencia o trânsito e o transporte na cidade, foi questionada sobre a mudança. Entre as perguntas, a reportagem questionou quando as faixas começarão a operar, se o início será simultâneo nas duas vias (Ipanema e Itavuvu), qual é a extensão da faixa nas duas vias, quantas vagas para veículos serão afetadas, qual o horário para carga e descarga e quando começará o período das multas. A autarquia não retornou aos nossos questionamentos.