“Taça das Casas” encerra o Galera Game nesta sexta

“Taça das Casas” encerra o Galera Game nesta sexta Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 10/10/2019 às 19:32
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:32
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Estudantes da “Ossis” apresentarão tarefas desenvolvidas durante projeto do Selo Social e conhecerão vencedor da disputa

Ao longo de toda semana, a Escola Estadual “Prof.ª Ossis Salvestrini Mendes”, no Jardim Brasilândia, vivencia o universo literário do jovem bruxo Harry Potter, escolhido como tema do projeto Galera Game, coorganizado pela Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) na edição 2019 do Selo Social. E nesta sexta-feira (11) o encerramento não poderia ser diferente do da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts: a comunidade escolar vai conhecer os resultados das criações dos estudantes e o grande vencedor da “Taça das Casas”.

O Galera Game envolve atividades educativas e lúdicas com temas ligados à cidadania; primeiros socorros; meio ambiente; inovação e tecnologia; esporte; cultura; motivação e qualidade de vida, dentre outros. A programação do último dia prevê uma exposição de fotos com o tema “Mulheres” (feitas por meninos); um desafio voltado às meninas; um jogo de perguntas e respostas sobre Harry Potter; atrações artísticas; um concurso de paródias e a contagem das roupas, adereços, trabalhos artísticos e livros, gibis, garrafas pets e roupas arrecadados durante a semana.

Durante o Galera Game, os cerca de 400 estudantes da “Ossis”, do 6.º ano do Ensino Fundamental ao 3.º ano do Ensino Médio, foram redistribuídos, independentemente da idade e turma, conforme as quatro casas de Hogwarts: Grifinória, Sonserina, Lufa-Lufa e Corvinal, com professores responsáveis por cada uma delas. E assim como em Hogwarts, ao longo da semana, os alunos recebem pontos por suas vitórias e os perdem pelas falhas.

Cada turma conta, também, com um estudante monitor eleito pelos demais, por votação. Na sexta-feira as pontuações serão somadas para a definição dos campões dos períodos da manhã e da tarde e o campeão geral.

Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba desde 2015, o Selo Social é uma iniciativa do Instituto Abaçaí que tem por objetivo mobilizar organizações do Poder Público, entidades civis, empresas e entidades não governamentais para viabilizar projetos sociais em diferentes municípios brasileiros. Sob coordenação da Secid, o ciclo 2019 do programa envolve 70 instituições públicas e privadas, responsáveis pela organização de projetos sociais nas áreas de meio ambiente; educação; inclusão; saúde; cultura, economia e urbanização.

Além da Secid, são organizadores do Galera Game a Batuta Filmes; a Gávea Empreendimentos Culturais; a Flex Live Smarter; a Cia. Abayomi’n Dança Afro Brasileira; Associação Criança Feliz; Projeto Gold – Geração de Ouro; Alexandre Gonzales – Nutricionista Esportivo e Palestrante, Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades) e o Sesi Sorocaba.