Sorocaba desenvolve o primeiro Centro de Capacitação e Liderança

Sorocaba desenvolve o primeiro Centro de Capacitação e Liderança Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 20/02/2018 às 11:21
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:21
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Na manhã desta sexta-feira (16), a Prefeitura de Sorocaba realizou a inauguração do primeiro Centro de Capacitação Popular “LiderAção”.

Idealizado pelo prefeito José Crespo e desenvolvido pela Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), o Centro de Capacitação Comunitária “LíderAção” tem o objetivo de estimular a população a participar de assuntos de interesse público e de promover uma organização comunitária por meio das lideranças comunitárias já existentes.

No evento, estavam presentes a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, a secretária de Cidadania e Participação Popular, Suelei Gonçalves e membros de diversos conselhos e organizações municipais.

Sobre o lançamento do programa, a secretária Suelei Gonçalves mostrou-se orgulhosa da nova empreitada e feliz em realizar mais um projeto pensado diretamente nas organizações comunitárias. “Já havíamos feito o planejamento de 2018 com ações voltadas para as organizações públicas municipais, mas o prefeito queria ainda mais: ampliou a sua visão com relação à capacitação e, através, da parceria com a secretaria, trouxe mais essa novidade para Sorocaba”.

A primeira-dama Lilian Crespo discursou durante o evento sobre a importância dessa iniciativa. “É a primeira vez que uma administração se preocupa em aproximar as lideranças para participar das decisões públicas. A ideia é que os líderes interajam e contribuam com ideias que representem e valorizem os munícipes de cada localidade de Sorocaba’.

O “LiderAção” oferecerá cursos de capacitação de liderança para movimentos sociais, conselhos municipais e demais entidades que estimulem a participação da população nas decisões públicas e exercício da cidadania.

Os cursos serão ministrados por voluntários que acreditam no projeto e na importância do estudo sobre o gerenciamento de politicas públicas e do uso correto das ferramentas disponíveis para uma organização comunitária efetiva.

As inscrições para o curso “Introdução à Liderança Comunitária” podem ser feitas pelo sitecidadania.sorocaba.sp.gov.br/ccl ou diretamente na secretaria de Cidadania e Participação Popular que fica localizada no andar térreo da prefeitura.