Seplan reúne novos estagiários para falar sobre primeiros dias de experiência na Prefeitura

Seplan reúne novos estagiários para falar sobre primeiros dias de experiência na Prefeitura Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 12/11/2018 às 18:25
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:25
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Secretária de Planejamentos e Projetos (Seplan), Mirian Zacareli, reuniu na última semana os estudantes de engenharia e arquitetura que fazem parte do programa de estágio da pasta. Ao todo, 10 estagiários selecionados para essa primeira turma, participaram de uma roda de conversa e troca de experiência com funcionários da Seplan.  A reunião foi pautada no andamento dessas primeiras semanas de estágio na secretaria.

O encontro buscou entender como tem sido a relação entre os profissionais e os estagiários, expondo as primeiras impressões. Essa comunicação é essencial para os primeiros anos de prática de ingresso no mercado de trabalho.

O estágio na Seplan acontece em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AEA), que fez a campanha de recrutamento por todas as faculdades de Engenharia e Arquitetura em Sorocaba, e dispõe de oportunidades de trabalhos específicos em engenharia e arquitetura.

Segundo Rafael de Nazario, chefe de divisão da Seplan, os futuros profissionais têm surpreendido com a capacidade de lidarem com a prática de seus ofícios aplicando a legislação. “Agora, eles têm um pé à frente de outros alunos que estão se formando, pois já tem conhecimento do funcionamento do nosso sistema”, disse.

Edgar Mendes, 23, estudante de Engenharia Civil da Universidade de Sorocaba (Uniso), contou que ao iniciarem o programa, os estagiários foram divididos em seções como Topografia, Fiscalização, entre outros. “Eu fiquei com a parte de topografia e, desde o primeiro dia, estou aprendendo muito sobre solos, lotes e de todo planejamento urbano de Sorocaba, informações que os profissionais daqui me passam. Aqui, tudo que a gente executa é na prática, tinha muita coisa que eu vi no meu curso e ainda não sabia como funcionava”, destacou.

“A experiência aqui tem sido muito boa, aprendo muito sobre legislação.  O pessoal aqui é muito receptivo, são muito preocupados em ensinar o máximo que podem para nós”, ressaltou Vinícius Cigane, estudante do último ano de Engenharia Civil.

A secretária de Planejamentos e Projetos (Seplan), Mirian Zacareli, que comandou a reunião, disse que “os estagiários estão ajudando e aprendendo muito, o que é mais importante. Acompanham o dia a dia e tudo dentro do trabalho específico de engenharia e arquitetura, que vão ajudá-los também na vida acadêmica. A forma como os nossos profissionais os ajudam também mostra como o programa tem mudado o conceito sobre o nosso trabalho. Isso tem sido muito gratificante”,  ressaltou Miriam Zacareli que comandou a reunião.

A reunião contou ainda com as presenças de Telmo Pereira Cardoso, Raiane Silva e Bianca Nassif, todas da Seplan.