Saúde reduz fila de espera para cirurgia de catarata em 81%

Sorocaba 06 dez / 2018 às 15:48

Secretaria também realiza força-tarefa para consultas pré-operatórias

Ao assumir a Prefeitura de Sorocaba em janeiro de 2017, o prefeito José Crespo se deparou com uma grandedemanda reprimida para a realização da cirurgia de catarata. A fila era de 5.718 pessoas. Após iniciativas de gestão com o objetivo de melhorar a saúde da cidade, como a contratualização desse procedimento pelo município, foi possível reduzir essa fila para 1.067 pacientes. Isso representa uma redução de 81%. Outra medida importante foi a força-tarefa para consultas pré-operatórias dessa cirurgia, que aconteceu nos meses de novembro e dezembrona Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf” e atendeu 167 pacientes em quatro dias.

Atualmente, Sorocaba oferta 100 cirurgias por mês através de contratação da gestão municipal e também recebe vagas do Estado que variam de acordo com a disponibilidade. A Secretaria de Saúde (SES) no mês de novembro decidiu criar uma força-tarefa para atender consultas pré-operatórias para a cirurgia de catarata, essa iniciativa ajuda a otimizar o tempo da fila de espera e adianta todos os requisitos necessários para o procedimento. A secretaria convocou os pacientes que já tinham feito exame de sangue e estivessem com a liberação do médico clínico da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Ao chegar na Policlínica, esses pacientes passaram pelo eletrocardiograma e posteriormente em consulta com médicos que hoje se dividem em gestão e atendimento à população, como é o caso do oncologista e gestor técnico da SES, Dr. Lúcio Neves. “É uma satisfação poder colaborar em prol da população, seja como gestor ou no atendimento médico. Através da avaliação dos dois exames mais a conversa com o paciente, foi definido quem estaria apto ou não para a cirurgia”, explica Lúcio.

O paciente Aguinaldo Batista dos Santos, de 72 anos, conta que a SES entrou em contato por telefone e informou sobre essa consulta pré-cirúrgica na Policlínica, inclusive orientando quais documentos e exames eram necessários para a consulta. “O atendimento aqui está de parabéns. Fui bem informado e muito bem atendido pelo médico, que além da sua dedicação técnica, nos trata com muita atenção e carinho”, ressalta.

Outra paciente que elogiou o atendimento foi a Mareli dos Santos Camargo, de 58 anos, que informou sobre a qualidade na assistência prestada pela SES. “Vim com todos os exames necessários, fiz meu eletrocardiograma aqui e ainda fui muito bem atendida pelo médico”, detalha Mareli.

Para a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, toda essa iniciativa e a qualidade da assistência está sendo reconhecida pelos pacientes. “Além de todo o empenho de nossa equipe, essa gestão pode comprovar melhorias na saúde através de números, como por exemplo, essa grande diminuição na lista de espera para cirurgia de catarata”, destaca a secretária.


Mais Notícias