Qualidade da água em Sorocaba faz com que quase metade dos consumidores beba direto da torneira

Qualidade da água em Sorocaba faz com que quase metade dos consumidores beba direto da torneira Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 20/04/2018 às 16:51
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:51
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Satisfação geral da população com os serviços
do Saae-Sorocaba está acima da média

A população de Sorocaba confia e atesta a qualidade da água distribuída pelo Saae-Sorocaba. Quase a metade das pessoas consultadas em pesquisa declarou beber a água diretamente da torneira, sem filtrar. “A população reconhece a excelência da água que distribuímos e continuamos investindo em saneamento para refletir em saúde para os sorocabanos”, declara o prefeito José Crespo.

O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, comemora o reconhecimento da população e explica que o mesmo comprova as mensurações dos profissionais que averiguam a qualidade dos serviços prestados. “Isso estimula a melhorarmos cada vez mais. Continuamos ampliando a nossa capacidade para tratar e distribuir um volume cada vez maior de água”, afirma o diretor-geral.

De 0 a 10, o Saae-Sorocaba conquistou a nota 7,8 no quesito satisfação geral, um décimo a mais do que a média entre os municípios da agência reguladora ARES PCJ, que está em 7,7. Foram consultadas pessoalmente e individualmente as opiniões de 388 chefes de família, responsáveis pela ligação de água ou por estabelecimentos comerciais, em toda as regiões de Sorocaba.

A pequisa foi encomendada pela ARES PCJ e realizada pela empresa Limite Consultoria e Pesquisa de Marketing Ltda, nos dias 18 e 19 de janeiro.

47,2% bebem água direto da torneira

Dos consumidores consultados, 47,2% disseram que bebem a água direto da torneira. O diretor de produção do Saae-Sorocaba, Reginaldo Schiavi, confirma que água distribuída em Sorocaba está entre as que mais atendem os padrões de potabilidade em todo o Brasil.

De todas as pessoas ouvidas, 85,1% bebem a água distribuída pelo Saae-Sorocaba, independente do hábito de filtrarem ou não. E quase todo mundo, 92% dos consultados, utilizam a água tratada e distribuída pelo Saae-Sorocaba para preparar a suas refeições.

“Das estações de tratamento a água sai com qualidade para beber, sem a necessidade de filtrar. Ela chega com muita qualidade nas residências, mas é sempre bom estar atento para as eventuais impureza na caixa d’água da residência, principalmente nos casos em que deixam de ser lavadas a cada seis meses pelo consumidor”, avalia o diretor Schiavi.

Leitura e emissão de contas é o item melhor avaliado

O serviço de leitura e entrega das contas foi o item melhor avaliado pelos sorocabanos, com nota 9, em uma escala de zero a dez. O Saae-Sorocaba presta esse serviço por meio de profissionais que realizam a leitura com equipamento digital portátil e imediatamente emitem a conta. A compreensão dos dados que constam na conta foi avaliado com nota 8.

A regularidade no fornecimento de água foi a segunda melhor avaliada, com nota 8,7. A pressão com que a água chega nos imóveis conquistou nota 8,2. Tanto a coleta de esgoto como o tratamento de esgoto, ambos individualmente, foram avaliados com nota 8,3. O atendimento presencial no Saae-Sorocaba recebeu nota 8 e o telefônico nota 7,9.