Programa Sorocaba Voluntária – GPACI recebe voluntária de Itu

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/07/2018 às 10:22
  • Atualizado 12/09/2022 às 10:22
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Doar o seu tempo ao próximo com o intuito de ajudar e mostrar que a bondade e a humanidade ainda estão presentes nos dias atuais é uma das principais missões realizadas por quem faz um trabalho voluntário. O GPACI – Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil, localizado no Jardim Faculdade, é um hospital filantrópico pertencente a comunidade, e cuida de crianças e adolescentes portadores de doenças sanguíneas e de câncer.

Ajudar e entreter as crianças do hospital é uma das principais metas. Um exemplo do trabalho voluntário que acontece no GPACI, que é uma das entidades cadastradas no programa Sorocaba Voluntária, criado pela Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), é o de Iamara Sarkovas, voluntária no espaço família e também na parte da internação. Iamara é voluntária do GPACI há seis anos, e, todas as segundas-feiras, vem de Itu para Sorocaba doar o seu tempo e seu conhecimento para os pacientes.

“Sinto que o meu amor e envolvimento com as crianças e familiares ameniza um pouco o momento difícil que estão enfrentando”, conta Iamara, que decidiu se voluntariar por conhecer o trabalho sério do hospital que tanto admira e respeita.

Para ela, a questão do voluntariado deve ser feita no momento em que o interessado entender a importância do comprometimento com o trabalho. “Antes de começar, que tenha certeza que é o momento certo. Voluntariado é um comprometimento, e não um passatempo”, finaliza.

Como ajudar

Para se inscrever no Programa Sorocaba Voluntária, basta acessarhttp://www.sorocaba.sp.gov.br/voluntarios/. Há um tutorial disponível para auxiliar tanto o candidato como as organizações.

Os voluntários podem atuar em secretarias municipais ou organizações da sociedade civil, nos dias e horários de sua preferência, sendo regidos pela Lei Federal 9.608/98, ao qual não receberão salários e gratificações, pois não terão vínculo empregatício.

Outras informações sobre o Programa podem ser obtidas com a Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid), pelo telefone (15) 3238.2236.