Procon intensifica fiscalização na Black Friday

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 27/11/2020 às 15:06
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:06
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Com a realização da Black Friday, data promocional do comércio que acontece nesta sexta-feira (27), o Procon intensificou as ações de fiscalização na cidade. Somente nessa semana, 28 estabelecimentos foram notificados a prestar esclarecimentos e apresentar documentos.

Equipes de fiscalização do órgão de defesa do consumidor estão visitando lojas desde o início da semana, já que algumas anteciparam a promoção para evitar a aglomeração. Nas incursões, caso seja verificada alguma irregularidade, o responsável pelo comércio pode ser autuado e multado.

Em 2018, o Procon autuou 24 estabelecimentos nesse período e, em 2019, foram realizadas 26 operações entre lojas físicas e virtuais.

Segundo o órgão, a principal queixa apresentada pelos consumidores na Black Friday de 2019 foi o atraso na entrega dos produtos comprados pela internet. Por isso, a orientação é para que os clientes observem o prazo de entrega informado pelo estabelecimento.

Atendimento ao público

O Procon Sorocaba continua prestando atendimento descentralizado à população na unidade móvel, das 9h às 13h e nas estruturas fixas das Casas do Cidadão, das 8h às 15h. Nesta sexta-feira (27) o órgão atende na Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga.

Na segunda-feira (30), a unidade móvel estará na Praça Cel. Fernando Prestes. Na terça (01) e na quinta-feira (03), o Procon atenderá no posto fixo da Casa do Cidadão Nogueira Padilha.

Já na quarta-feira (02), o atendimento será no Procon Móvel que estará no Terminal Santo Antônio e, na sexta-feira (04), no Terminal Vitória Régia.

Os consumidores também podem se dirigir à sede do Procon Sorocaba, situada na Avenida Antonio Carlos Comitre, altura do nº 331, no Campolim. O atendimento diário é realizado das 9h às 16h. Também é possível acessar os serviços do Procon através do site: www.consumidor.gov.br.