Prefeitura realiza fiscalização da merenda nas escolas municipais

Prefeitura realiza fiscalização da merenda nas escolas municipais Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 14/11/2017 às 17:46
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:46
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Ação que foi desenvolvida durante todo este ano, a fiscalização dos produtos e da merenda que é servida aos alunos das escolas da rede municipal de ensino da cidade foi realizada mais uma vez nesta semana, desta vez nas escolas do ensino fundamental “Duljara Fernandes de Oliveira” (Jardim Santo Amaro); “Hélio Rosa Baldy” (Jardim São Guilherme); “Paulo Fernando Nóbrega Tortello” (Parque das Laranjeiras) e “Darlene Devasto” (Jardim Atílio Silvano) e nos Centros de Educação Infantil (CEI) 02 (Vila Santana); 45 (Parque das Laranjeiras) e 75 (Parque das Laranjeiras).

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Abastecimento e Nutrição (Seaban), tem como objetivo garantir a qualidade das refeições que são servidas aos 55 mil alunos da rede.

Nas vistorias realizadas nesta semana, acompanhadas pelo secretário Daniel Pólice, os funcionários da Seção de Alimentação Escolar da Seaban, e as nutricionistas que definem o cardápio, inspecionaram não apenas os produtos que compõem a merenda, mas também as cozinhas e despensas.

“Neste ano, o cardápio oferecido está mais saudável em relação aos anos anteriores e com qualidade nutricional adequada para cada faixa etária. A salsicha e outros embutidos, com alto teor de gordura e sódio, foram substituídos por carne em cubo, pão com patê de atum e croquete assado de atum, por exemplo”, destaca o secretário Pólice, lembrando ainda que as refeições nas escolas em tempo integral está mais completa e variada, também. “No café da manhã, por exemplo, são oferecidos leite, pães e frutas, e diariamente, após o almoço, as crianças recebem frutas que variam a cada dia. Atualmente, a agricultura familiar fornece gêneros para todos os segmentos escolares, ampliando a oferta de frutas e hortaliças na rede”, completou Pólice.

Ainda de acordo com o titular da Seaban, o aprimoramento do cardápio é resultado do trabalho de nutricionistas que integram a Secretaria de Abastecimento e Nutrição. Algumas das providências que contribuíram para a melhora das refeições servidas foram a substituição de parte dos produtos industrializados por naturais, além da aquisição de alimentos frescos, diretamente do produtor rural.

O secretário Pólice lembra ainda que nos Centros de Educação Infantil, que têm período integral, o leite com achocolatado, que antes era servido todos os dias no lanche da tarde, passou a ser substituído, de duas a três vezes por semana, por leite puro, acompanhado de uma fruta ou ainda de leite batido com fruta.

“As profissionais nutricionistas sempre levam em consideração a composição e a variação dos cardápios, de acordo com as recomendações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, completa Daniel Pólice.