Pela 6ª vez consecutiva na gestão Crespo, coleta de lixo tem 85% de aprovação

Sorocaba 21 jan / 2019 às 15:48

A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (Indsat; Em abril de 2018, Sorocaba já havia sido considerada vice-líder no ranking de melhor Limpeza Pública, entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo

Pela 6ª vez consecutiva na gestão do prefeito José Crespo, a coleta de lixo em Sorocaba apresentou melhora no índice de satisfação e atingiu “alto grau de satisfação”. O serviço, de responsabilidade da Consórcio Sorocaba Ambiental, fechou o ano avaliado como “ótimo” ou “bom” por 85% dos entrevistados.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (Indsat). Em abril do ano passado, Sorocaba já havia sido considerada vice-líder no ranking de melhor Limpeza Pública, entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo.

Com essas informações, a Indsat constatou o serviço de coleta de lixo em Sorocaba recebeu “Alto Grau de Satisfação”. O levantamento ouviu 400 moradores. Dos 16 serviços públicos analisados no município, a Coleta de Lixo tem o melhor índice de satisfação. Esse item recebeu 777 pontos. Ainda de acordo com o levantamento para 13% dos moradores, o segmento analisado está “regular”. “Ruim” e “péssimo” somam apenas 2%.

Para analisar os dados mais especificamente, a Indsat segmenta as avaliações a partir do perfil dos entrevistados. A pesquisa também mostrou que jovens de 16 a 30 anos de idade são os mais satisfeitos com a coleta de lixo da cidade. Ao todo, 36 cidades do Estado de São Paulo são estudadas pela Indsat.

Para se ter ideia, no 3º trimestre de 2017, o índice de era de 696 pontos. Mesmo assim, a pontuação cresceu mais quatro vezes seguidas. No fechamento de 2017, o segmento chegou a ter 738 pontos. Já no início de 2018, a Coleta registrou 760 pontos. “Esse resultado reflete a eficiência dos serviços prestados e a população, por outro lado, tem demonstrado o reconhecimento”, disse o prefeito José Crespo.

Investimentos em qualidade de vida

Desde que assumiu o governo o prefeito José Crespo intensificou as ações e investimentos voltados à qualidade de vida dos sorocabanos. E tais ações desenvolvidas na atual administração certamente contribuíram para este resultado, entre elas, está a implantação do programa, ‘Cidade Bonita’, um serviço especial de coleta de resíduos sólidos e de bens inservíveis, e de revitalização de áreas degradadas que atende aproximadamente 100 áreas por mês. Outro grande projeto que fez diferença na limpeza pública foi a ‘Conteinerização’, onde foram implantadas aproximadamente 11 mil unidades de 1 mil litros.

As ações não param por ai, no fim de 2017 foi implantada a ‘Varrição Mecanizada’, uma máquina de varrição mecânica, que garante maior produtividade na limpeza em vias extensas com uma capacidade de varrição de até 650 km mensais, auxiliando os varredores que, em dupla, varrem em média 100 km. Também foram intensificados os projetos advindos de gestões anteriores, dentre eles, a ‘Coleta Domiciliar’ que atende 100% do município e a ‘Coleta Hospitalar’, que atende em média 900 pontos cadastrados, entre hospitais conveniados com o SUS e clínicas conforme solicitação. Também são realizadas a varrição de ruas, avenidas, praças, parques e feiras, catação de canteiros, limpeza e conservação de sanitários, e lavagem de ruas e avenidas.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sesan trabalha com uma equipe de 6 funcionários que fazem a gestão destes projetos e também fiscalizam todos os procedimentos, o que assegura a qualidade dos serviços. Além disso, contam com monitoramentos por câmeras de segurança.

A Prefeitura continua contando com a colaboração da população para que não jogue lixos nas ruas e ajude a manter a cidade limpa, para que este resultado não seja apenas um número, mas sim, uma cidade cada vez mais limpa e agradável aos moradores. Os cidadãos que quiserem entrar em contato com a Sesan, para informar locais com acumulo de lixo ou solicitar algum serviço, podem ligar para o número 156, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.


Mais Notícias