Palácio dos Tropeiros completa 40 anos de existência na terça-feira (15) com ato cívico

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 12/06/2021 às 15:16
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:16
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes”, sede do Poder Executivo de Sorocaba, completa 40 anos de existência no dia 15 de junho. Para celebrar a data, a Prefeitura de Sorocaba realizará, na terça-feira (15), às 17h, um ato cívico em frente à rampa central de acesso ao Paço Municipal, com a presença de autoridades locais e convidados.

Na ocasião, o prédio e as duas fontes do lago ganharão uma iluminação especial na cor azul, doada pela família Stecca, responsável pela construção do prédio na época. A solenidade também contará com a participação da Banda Regimental de Música do CPI-7 (Comando de Policiamento do Interior). A atividade cumprirá todos os protocolos sanitários preventivos à pandemia da Covid-19, com uso de máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social.

Inaugurado em 15 de junho de 1981, pelo então prefeito responsável pela obra, José Theodoro Mendes, o prédio foi projetado pelo arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrete e recebeu o nome de Palácio dos Tropeiros em homenagem ao Tropeirismo, importante ciclo histórico da cidade.

A obra teve início em 1978 e foi realizada pela construtora Constecca, empresa ganhadora da licitação, de propriedade de Oswaldo José Stecca. A festa de inauguração, na época, contou com a presença do então senador André Franco Montoro e de um público estimado em duas mil pessoas.

“Foi motivo de muito orgulho para aquele empresário visionário, desenvolver um projeto tão arrojado, em uma zona ainda tão inóspita da cidade. Quem imaginava que ali, naquela região, se desenvolveria um importante pólo industrial, que iria transformar a importância do município de Sorocaba no nosso imenso Brasil. Atrás das indústrias, vieram condomínios e loteamentos para abrigar a população de trabalhadores, especialmente metalúrgicos, o que fomentaria o crescimento e a pujança de Sorocaba”, conta a engenheira agrônoma e empresária Sílvia Stecca, que também é presidente do MACS (Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba) e a quarta das cinco filhas do casal Oswaldo e Janet Stecca.

Segundo Sílvia, seu pai ficou extremamente feliz com essa obra. Sua empresa também foi responsável pela construção do Hospital Regional, da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Cerrado, além de escolas e outras obras importantes da cidade e de outros municípios do país. “Meu pai foi um engenheiro visionário, preocupado com a cidade, com a qualidade de vida das pessoas e com o bem-estar em geral”, declara.

Na década de 90, Oswaldo Stecca cumpriu mandato como deputado federal, representando Sorocaba e região em Brasília (DF). Uma de suas últimas obras foi o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Antes de falecer, em 2016, estava ocupado em propor soluções para o aquecimento global com manejo florestal e com o abastecimento de água da região, por meio da captação do aquífero Guarani. “Ele sempre falou que queria devolver um pouco a Sorocaba, que tanto lhe deu! Junto com sua esposa, Janet Stecca, construiu um legado de prosperidade para a cidade”, completa Sílvia Stecca, que estará presente no ato cívico.

 

Patrimônio histórico de Sorocaba

O Palácio dos Tropeiros é tombado como patrimônio histórico de Sorocaba, pelo Decreto Municipal nº 24.000, de 27 de agosto de 2018, com Grau de Preservação 1, ou seja, com preservação da edificação internamente e externamente, devido às suas características arquitetônicas, com estilo que privilegia a verdade estrutural da edificação e caracterizado pelo concreto armado. O objetivo foi de garantir a preservação desse local de grande valor histórico para o município, além da identidade e memória cultural da população.

Referência até os dias de hoje, por suas linhas modernas e arrojadas, seu traçado foi inspirado em uma parábola, imaginada em ritmo crescente do 1º ao 6º andar do prédio, simbolizando o crescimento futuro do município. Anos depois da sua construção, o Palácio dos Tropeiros se confirmou como um marco do desenvolvimento de Sorocaba. Construído em concreto e vidro, o prédio possui seis andares, com um elevador panorâmico, e é ponto turístico da cidade. No sexto andar, fica o gabinete do prefeito.

O Palácio dos Tropeiros está hoje no Parque do Paço e, em seu entorno, ainda estão o Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” e a Câmara Municipal de Sorocaba.

O Parque do Paço possui uma extensa área gramada, com elementos paisagísticos, e é um dos pontos mais bonitos de Sorocaba. Sua localização e beleza, além da importância política e administrativa para a cidade, atraem inúmeras pessoas, que utilizam o espaço para a prática de esporte e lazer. Sua área é cercada por um lago artificial habitado por peixes e pássaros. Possui um jardim com gramado, flores e é muito arborizado, além de reunir parque infantil, ciclovia e uma pista de caminhada.

Hoje em dia, a região do Alto da Boa Vista agrega inúmeros empreendimentos residenciais, industriais e comerciais, sedes de veículos de comunicação, o Fórum de Sorocaba, o Fórum Trabalhista, a Receita Federal, a Delegacia Regional do Trabalho, a Confederação das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), o Clube de Campo do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, entre outros importantes.

O Palácio dos Tropeiros está localizado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista.