Jardim Botânico recebe visita da Asac

Jardim Botânico recebe visita da Asac Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 30/09/2016 às 19:52
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:52
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Na tarde desta sexta-feira (dia 30), cerca de 20 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, da Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac) participaram de uma visita monitorada gratuita no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Durante o passeio, os participantes foram convidados a explorar o espaço ecológico numa experiência sensorial com cheiros, texturas e formas.

Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a visita monitorada fez parte da programação especial em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), com o objetivo de sensibilizar a comunidade da importância das árvores, que são um dos maiores ícones representativos da natureza. A data faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15/07/2009.

Durante a caminhada pelo Jardim Botânico, os visitantes conheceram o Roseiral, o Jardim de Plantas Medicinais, o Palacete de Cristal, a exposição “A Árvore expressa a Arte”, o Meliponário, o Orquidário e o Bosque do Arranha-Gato. Em cada local, a equipe de Educação Ambiental apresentou informações e curiosidades e trabalhou a flora por meio dos sentidos. No Roseiral, por exemplo, foi mostrada a rosa mais cheirosa e aquela com cheiro de limão.

 

Impressões

No Meliponário os participantes conheceram a cera, o própolis, o pólen e a pequena caixinha que abriga as abelhas. “Este espaço é o local onde são cultivadas as abelhas nativas sem ferrão. Uma das importâncias deste inseto para a natureza é a polinização; 90% dos alimentos que nós consumimos dependem desse trabalho feito por elas”, explica a monitora de Educação Ambiental, Ester Valério.

Ao segurar um pequeno pedaço da cera, a pequena Isabela Rodrigues Scheibenr, 6 anos, uma das crianças atendidas pela Asac, sentiu sua textura e o cheiro e imediatamente comentou: “Eu amo mel”.

Eles também puderam conhecer as sementes de algumas árvores existentes no Jardim Botânico. Uma delas foi a da Paineira, espécie símbolo de Sorocaba, que após dar seu fruto dispersa suas sementes envoltas de uma paina, parecida com uma “bola de algodão”. Todos puderam sentir a textura e encontrar as sementes na paina.

A auxiliar de escritório Edeli Rodrigues Scheibenr, mãe de Isabela, adorou a visita monitorada. Ambas já tinham visitado o Jardim Botânico logo após a sua inauguração, em 2013. “Amei tudo, foi totalmente diferente da outra vez que viemos, que percorremos pelo espaço sozinhas. Desta vez recebemos informações muito interessantes”, elogiou.

Para a terapeuta ocupacional da Asac, Karen Previati, o passeio foi muito especial. “Eles conheceram texturas, cheiros e formatos e ainda pudemos voltar ao passado, com a cultura doméstica do chá e suas funções”, comentou, se referindo ao Jardim de Plantas Medicinais.

 

Como agendar uma visita

Escolas e outros grupos interessados em participar de uma visita monitorada no Jardim Botânico devem fazer o agendamento pelo site da Secretaria do Meio Ambiente: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br. Basta entrar na opção “Educação Ambiental”, selecionar a opção “Agendamento de visitas monitoradas nos parques” e preencher um formulário eletrônico com as informações solicitadas.

Os agendamentos devem ser solicitados com antecedência mínima de 15 dias. As datas só serão confirmadas mediante a disponibilidade de atendimento do parque.

O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações pelo telefone (15) 3235.1130.