Cras Cajuru promove ação de orientação sobre transportes especiais

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 12/09/2019 às 17:40
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:40
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Orientar sobre a questão de transportes especiais na cidade, de modo a apresentar aos interessados o caminho para obtenção do benefício. É o que vai acontecer na próxima sexta-feira (13), às 9h, no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS Cajuru. A atividade é resultado de uma parceria com a Urbes – Trânsito e Transportes que vai ministrar uma palestra aberta à população e, ainda, ficará à disposição para esclarecer dúvidas do público.

O tema será apresentado pelo Coordenador de Transporte Especial da Urbes, Marcius Augusto Pereira que, entre outros aspectos vai abordar como se dá o ingresso do munícipe ao sistema de transporte público, estabelecendo quem pode usufruir dele. A iniciativa nasceu em decorrência da grande procura por orientações relacionadas aos transportes especiais, demandado pelo público assistido pela unidade. De acordo com a coordenadora do CRAS Cajuru, Fátima Lopes, são cerca de vinte consultas por mês.

A palestra contempla explicações sobre o direito ao transporte gratuito dentro do município, quem se encaixa nos requisitos e o trâmite para requerer esse benefício. Segundo Marcius é importante explicar que, para além do transporte especial, feito por veículos específicos, a Urbes oferece a possibilidade da adesão ao “Cartão Livre” que expande o acesso de pessoas com deficiência aos ônibus regulares de linha. “Muitas vezes o usuário chega querendo o transporte especial e, neste caso, há uma fila de espera. Porém, em muitos casos, as linhas comuns atenderiam perfeitamente à necessidade do interessado”, explica. É o caso em que são adultos que usam o transporte público por conta de crianças pequenas e de colo, com algum tipo de deficiência. “Apontar as duas possibilidades e a viabilidade de ambas é importante para a compreensão do serviço e para que possamos atender com melhor serviço, dentro de nossa condição”, diz.

Os CRAS têm como objetivo a proteção socioassistencial, desempenhando isso em áreas consideradas de risco na cidade. Seu trabalho engloba proteção e acompanhamento de pessoas e famílias com algum tipo de vulnerabilidade, podendo ser social, familiar ou até mesmo intelectual. O CRAS Cajuru funciona na rua Jorge Elias, 42 – Cajuru do Sul.