Arrastão contra a dengue percorre três bairros

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/03/2015 às 12:23
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:23
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba mantém em andamento os arrastões para recolher materiais inservíveis que possam acumular água e servir de criadouros para o mosquito da dengue. Nesta quarta-feira (18) as equipes coordenadas pela Secretaria da Saúde (SES) visitaram imóveis na Vila Colorau, na zona leste, Jardim Bethânia e Jardim Guadalupe, ambos na Zona Norte.

Na Vila Colorau, uma das moradoras que prontamente atendeu aos agentes da Zoonoses foi a dona de casa Maria Regina Narciso. Tudo estava de acordo no quintal dela: caixas com garrafas vazias viradas de cabeça para baixo, vasos de plantas sem prato embaixo, latas de tinta vazias – por conta de uma reforma – guardadas em ambiente coberto, e vasilhas de água dos cachorros limpas.

Dona Regina também acompanhou os agentes nos dois imóveis vizinhos, onde moram seus filhos que não estavam presentes no momento do arrastão. Nas duas casas, também não foram encontrados criadouros, inclusive em uma piscina. “Estamos sempre de olho para não correr o risco de acumular água, pois o perigo da dengue é muito sério”, destaca.

Já a auxiliar de limpeza Maria Aparecida de Oliveira cita que redobrou os cuidados pessoais e com a família depois que uma irmã foi diagnosticada com dengue. “Estamos usando repelente várias vezes ao dia. Infelizmente, muitas pessoas ainda não tomam cuidado e descartam o que não serve mais em qualquer lugar”, ressalta.

O arrastão percorre os bairros onde há maior incidência de casos de dengue. Os agentes da Zoonoses visitam as casas para recolher materiais que possam servir como potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. O trabalho consiste, ainda, em orientar os moradores para manter os ambientes interno e externo das casas limpos e sem recipientes abertos, além de deixar caixas d’água devidamente tampadas, observar a condição das calhas, guardar garrafas sempre de cabeça para baixo, lavar e escovar semanalmente os bebedouros de animais com bucha e sabão, furar os pratinhos dos vasos de planta e não deixar de usar repelente no corpo três vezes por dia pelos próximos três meses.