Após torneira secas, moradores relatam “água amarelada” na zona norte

Após torneira secas, moradores relatam “água amarelada” na zona norte Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 14/10/2019 às 15:39
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:39
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Depois de enfrentar a falta de água durante o final de semana, por conta da alta no consumo devido ao calor, moradores relatam um novo problema, as torneiras estariam soltando “água amarelada.” No último sábado (12), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) esclareceu que o abastecimento sofreu o impacto do aumento de 25% no consumo hídrico da cidade. Com isso, as bombas precisaram ser paralisadas.  

O morador da Vila Fiori, Leonardo Bertolino, relatou que na sua residência com o retorno do abastecimento, as torneiras começaram a despejar o líquido turvo. “A água está voltando, mas olha a qualidade. Será que e justo pagar por essa qualidade?,” questionava Bertolino, que informou que até esta segunda-feira (14), o abastecimento não estava totalmente normalizado 

De acordo com o SAAE, ao retornar à distribuição, o religamento dos centros de distribuição teria gerado a alteração. “Quando as bombas voltam a ser ligadas, o bombeamento provoca movimentação da água no fundo do reservatório, por isso a coloração na água,” explicou a autarquia em nota. 

O SAAE foi questionado sobre a qualidade da água e se ela estaria apta para o consumo. O órgão esclareceu que garante a qualidade do líquido, e em caso de ocorrências, a autarquia deve ser acionada para a coleta de amostras que serão analisadas.  

Consumo consciente  

Segundo divulgou, atualmente o SAAE trabalha nas obras de implantação do Sistema Produtor de Água Tratada Vitória Régia, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2020. A iniciativa deve melhorar a distribuição aumentando a capacidade de abastecimento de água da cidade.  

Enquanto a obra não é entregue, a autarquia orienta que a população faça consumo consciente dos recursos hídricos do município, sem desperdícios.