Ambulância com goteira é enviada para transportar paciente internado há dois dias no PA Laranjeiras; Áudio relata desespero de profissional da Saúde

Ambulância com goteira é enviada para transportar paciente internado há dois dias no PA Laranjeiras; Áudio relata desespero de profissional da Saúde Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 10/10/2018 às 16:45
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:45
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Uma ambulância com infiltração de água do Serviço de Atendimento Móvel de Apoio (Sama), da Prefeitura de Sorocaba, foi deslocada na manhã desta quarta-feira (10) para deslocar um paciente com sonda e debilitado, que há dois dias aguardava transferência do Pronto Atendimento (PA) do Parque das Laranjeiras para a Santa Casa. Um áudio, obtido com exclusividade pelo Jornal Z Norte, mostra o desespero de uma profissional da rede municipal de saúde, quando o veículo chegou ao local.

Para preservar a identidade da funcionária, o Jornal Z Norte optou por transcrever o áudio. “Já faz dois dias e na hora que vem uma ambulância, vem uma ambulância que molha o paciente inteiro. É um absurdo uma coisa dessas. F…, você faz parte do grupo, veja se você consegue, eu não sei o quê. Eu vou levar o paciente assim, eu vou ter que levar assim, pra ele não ficar aqui, ao Deus dará, por não sei mais quantos dias. Pelo amor de Deus, toma uma atitude ou vê se alguém toma uma atitude. É demais o descaso com o ser humano”, relata a funcionária no áudio, referindo-se a uma mulher não identificada.

As fotos do veículo circularam pelas redes sociais na manhã desta quarta-feira (10). Nelas, era possível observar a maca molhada, poças de água no chão do veículo e o vazamento, pelo sistema de ar condicionado no teto do veículo.

O Jornal Z Norte questionou a Prefeitura sobre a situação do paciente. Segundo informações da Secretaria de Saúde, o paciente foi transferido à Santa Casa às 9h30 desta quarta-feira (10), por uma “ambulância adequada e sem infiltração”.

De acordo com a Prefeitura, a viatura da Sama pertence à Secretaria de Licitações e Contratos (Selc), em apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e teve uma “infiltração de água através do sistema de ventilação, localizado no teto do veículo, uma situação atípica”. Ainda segundo a nota enviada pela Prefeitura, “ao constatar que a mesma estava sem condições de transporte, a unidade móvel foi ‘baixada’ e enviada para manutenção”.

Questionada sobre a previsão de volta ao uso desta viatura, a Prefeitura informou que “assim que possível, ficará novamente à disposição da população”.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a “viatura é usada apenas para transferência de pacientes em casos leves”, sendo disponibilizadas quatro viaturas da Sama por dia, e “todas viaturas passam por revisões periódicas”.