UPH Zona Leste completa um ano de funcionamento

UPH Zona Leste completa um ano de funcionamento Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 29/08/2014 às 09:38
  • Atualizado 12/09/2022 às 09:38
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Unidade de urgência e emergência gerenciada pelo BOS somou, em doze meses, mais de 250 mil atendimentos.

 

A Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Leste “Mário Cândido de Oliveira Gomes”, localizada na Avenida Nogueira Padilha, próximo da Rodovia Raposo Tavares,  completou nesta quinta-feira (28) o primeiro ano de funcionamento, com mais de 250 mil atendimentos realizados. A unidade é gerenciada pelo Banco dos Olhos de Sorocaba (BOS), por meio de convênio firmado com a Prefeitura de Sorocaba, nos moldes da contratualização.

Além do expressivo número de atendimentos – uma média de quase 21 mil por mês –, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio comemora a aprovação da unidade por parte da população sorocabana: a grande maioria de seus usuários não poupa elogios à qualidade dos atendimentos.

“Há um ano, quando nós inaugurávamos esta UPH pelo até então novo modelo de contratualização, por meio de convênio com o BOS, num gesto de ousadia, dávamos um grande passo para a melhoria da Saúde Pública em Sorocaba. Hoje, ouvindo a população, temos muito o que celebrar neste primeiro ano de funcionamento da UPH Zona Leste. Todos os funcionários da UPH merecem os parabéns de todo o povo de Sorocaba, pelo serviço fantástico que estão realizando”, declarou prefeito, que fez questão de parabenizar pessoalmente os funcionários da UPH ZL na manhã desta quinta-feira (28).

Pannunzio, acompanhado dos secretários da Saúde, Armando Raggio,  do Chefe de Gabinete do Poder Executivo, Rodrigo Maldonado, do presidente do BOS, Sérgio Gabriel e do diretor do BOS, Pascoal Martinez Munhoz, visitou os setores da UPH e aproveitou para conversar com vários usuários. Por isso, atestou a satisfação para com os serviços oferecidos na unidade. José Martinez Rodrigues, 81 anos, conhecido como Zé Leiteiro, estava sendo atendido quando reconheceu o prefeito de Sorocaba e pediu para sua nora  Raquel chamá-lo. Pannunzio atendeu ao pedido, deu um abraço no Zé Leiteiro e sua nora disse: “Prefeito, toda vez somos muito bem atendidos aqui”.

Pannunzio também ouviu o depoimento de Maria de Lourdes Gois, 65, moradora do Bairro dos Morros. “Sou hipertensa e toda vez que me sinto mal venho aqui. O atendimento é ótimo e rápido. Os médicos e enfermeiros são muito atenciosos, parecem ‘gente de casa’, sabe?”, falou, sorrindo.

 

Sobre a unidade

 

A UPH Zona Leste funciona 24 horas por dia e integra a rede de urgência  emergência de Sorocaba. Oferece atendimentos mistos (para adultos e crianças,) com médicos plantonistas na área de clínica geral e pediatria. Na retaguarda são 17 leitos disponíveis para observação, sendo 10 para adultos, cinco infantis e dois de isolamento. A unidade conta ainda com setores como laboratório de análises, sala de espera, setor de atendimento e urgência, sala de eletrocardiografia, sala de gesso/imobilização de fraturas, sala de exames radiológicos 24 horas, posto de enfermagem e sala de inalação.

Até quinta-feira (27), a UPH Zona Leste tinha realizado 251.040 atendimentos, nas áreas clínica (110 mil); de pediatria (32.117); de ortopedia (42.990); odontologia (4.486) e de especialidades (21.447).

A UPH Zona Leste atende moradores de todos os bairros da cidade, com predominância dos bairros da Zona Leste (entre eles: Vila Hortência, Arvore Grande, Prestes de Barros, Barcelona, Sabiá, João Romão, Vila Zacarias, Brigadeiro Tobias, Jardim Gonçalves). Dos atendimentos deste ano, em média 50% foram para moradores da Zona Leste, 40% para residentes de outras regiões da cidade e 10% de outros municípios.

Outro serviço disponível na unidade 24 horas é o de Ouvidoria. De acordo com a administradora da UPH, Janaína Hernandes, o resultado apresentado pelo setor aponta uma avaliação muito positiva por parte da clientela. “De modo espontâneo, os usuários se manifestam elogiando o atendimento e as instalações”, comentou.