Sorocaba ganha a terceira Unidade Pré-Hospitalar

Sorocaba ganha a terceira Unidade Pré-Hospitalar Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 28/08/2013 às 23:25
  • Atualizado 12/09/2022 às 23:25
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Inaugurada nesta quarta-feira (28), a UPH Zona Leste vai atender as regiões Leste e Centro-Sul da cidade, cuja população é estimada em 150 mil pessoas. Com as UPHs Zona Norte e Zona Oeste, a nova unidade integrará a rede municipal de urgência e emergência e contribuirá para desafogar o sistema.

 

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio entregou oficialmente à população, na tarde desta quarta-feira (28), a terceira e nova Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Sorocaba. Denominada UPH Zona Leste, a unidade que integrará a rede municipal de urgência e emergência e que tem o médico infectologista Mário Cândido de Almeida Gomes como patrono, será gerenciada pelo Banco dos Olhos de Sorocaba (BOS), por meio de convênio firmado com a Prefeitura, nos moldes da contratualização.

“Assumi o compromisso que a saúde seria a prioridade absoluta de meu governo. A inauguração desta UPH, em oito meses de governo, é uma conquista, é um sonho se transformando em realidade. Já de início, esta nova unidade irá realizar 18 mil atendimentos por mês”, declarou o prefeito, que fez questão de enaltecer o papel do Legislativo Municipal, “que entendeu nossa prioridade e com muita rapidez aprovou o projeto de lei do Executivo para a aprovação do convênio com o BOS”.

O secretário da Saúde de Sorocaba, Armando Raggio, afirmou que a UPH Zona Leste é o primeiro passo para a reorganização total do sistema de saúde de Sorocaba. “Quero agradecer a oportunidade me dada pelo prefeito Pannunzio, de contribuir com uma nova maneira de administrar a saúde em Sorocaba. A começar pela UPH Zona Leste, temos a expectativa de reciclar todo o sistema de saúde da cidade”, comentou o secretário.

Raggio lembrou ainda que “uma empreitada como esta não seria possível se não fosse a soma de esforços”, referindo-se à parceria com o BOS, ao empenho dos funcionários da SES e também ao apoio dos vereadores.

Também estiveram presentes à cerimônia de entrega da UPH Zona Leste o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, José Francisco Martinez e demais vereadores; o presidente do grupo BOS, Sérgio Gabriel; diversos secretários municipais; funcionários da Secretaria da Saúde; membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e familiares do patrono.

 

Mais sobre a UPH Zona Leste

A UPH Zona Leste começa a funcionar às 7h desta quinta-feira (29). A nova e terceira UPH da cidade está localizada em um prédio de propriedade do BOS, que tem 1.967,63 m² de área construída e que está localizado na avenida Nogueira Padilha, na altura do número 2.585, próximo à rodovia Raposo Tavares. A unidade atenderá as regiões Leste e Centro-Sul de Sorocaba, cuja população é estimada em cerca de 150 mil habitantes. As obras de reforma do prédio foram realizadas por aproximadamente 60 dias.

Imediatamente, a SES estima que a nova UPH será capaz de fazer 18 mil atendimentos por mês. “Esperamos que o número de atendimentos vá aumentando até alcançar os 30 mil mensais durante o período do convênio”, disse Raggio.

A UPH Zona Leste funcionará 24 horas por dia e oferecerá atendimentos a adultos e crianças, com médicos plantonistas na área de clínica geral e pediatria. Na retaguarda, serão 17 leitos disponíveis para observação, sendo 10 para adultos, cinco infantis e dois de isolamento. A unidade conta ainda com setores como sala de espera, setor de atendimento e urgência, sala de eletrocardiografia, sala de gesso/imobilização de fraturas, sala de exames radiológicos 24 horas, posto de enfermagem e sala de inalação.

De acordo com as cláusulas do convênio firmado entre a Prefeitura de Sorocaba e o BOS, em 2013, o valor pré-fixado que será repassado mensalmente pela Prefeitura à entidade equivale a R$ 1.032.320,36. Um outro valor, pós-fixado (de até R$ 258.080,09), só será pago mediante comprovação de gastos.