Secretário de Saneamento de Sorocaba sofre AVC e está internado no Hospital Albert Einstein

Secretário de Saneamento de Sorocaba sofre AVC e está internado no Hospital Albert Einstein Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 21/11/2018 às 17:16
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:16
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O secretário de Saneamento de Sorocaba, Alceu Segamarchi, está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) durante o feriado, e chegou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Seu quadro evoluiu positivamente e ele já deixou a UTI. A Prefeitura de Sorocaba informou que nessa terça (20) ele foi transferido para um quarto de unidade semi-intensiva.

Além da pasta de Saneamento, Segamarchi também é presidente do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas e presidente da Unidade de Execução de Programa (UEP) da Prefeitura de Sorocaba. Sobre o comando de Alceu, estão serviços como Coleta de Lixo e Varrição da cidade, os estudos sobre a construção da usina para transformar lixo em energia, além de obras viárias financiadas pela CAF, como a marginal do córrego Itanguá, viaduto da avenida J.J. Lacerda com Ipanema, entre outras.

Recentemente, ele esteve em viagem à Europa, acompanhado do diretor-geral do Saae Sorocaba, Ronald Pereira da Silva. Eles visitaram projetos voltados para a área de reaproveitamento do lixo como fonte de energia e também de distribuição de água.

Envolvido em polêmica desde sua nomeação, Segamarchi havia sido cedido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para atuar na captação de recursos, mas deixou o posto após a cassação do prefeito José Crespo (DEM). O prefeito declarou que ele atuaria a custo zero para a cidade, mas posteriormente o município foi obrigado a reembolsar o Governo do Estado.

Em novembro de 2017, a Prefeitura quase teve seu CNPJ cadastrado no Cadin (Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais) por conta do débito referente aos salários de Alceu. O débito, de R$ 69.554,36, já foi quitado.

Alceu Segamarchi Junior foi engenheiro e consultor da Fepasa, Superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Governo de SP, por quatro anos, e coordenou os Programas Serra do Mar e Litoral Sustentável, das Secretarias do Planejamento, Habitação e Meio Ambiente de SP. Em 2016, assumiu a Secretaria Nacional de Saneamento.

Em 2018, foi nomeado Secretário de Recursos Hídricos na Prefeitura Municipal de Sorocaba, pasta que depois foi rebatizada para Saneamento.