Saúde promove encontro sobre vacinação com servidores

Saúde promove encontro sobre vacinação com servidores Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 20/04/2018 às 19:38
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:38
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Na manhã desta quinta-feira (19), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), pensando no aprimoramento da vacinação pública, realizou um encontro para atualizar informações a respeito da vacinação em gestantes e os cuidados com a diabetes, reforçando técnicas de utilização de seringas e do manuseio das insulinas. O evento contou com a participação de representantes das 32 Unidades Básicas de Saúde, entre eles, enfermeiros, técnicos de enfermagem e coordenadores.

O evento ocorreu no Sorocaba Park Hotel, foram ministradas palestras por representantes de empresas parceiras da Prefeitura, a GlaxoSmithKline (GSK), fornecedora da vacina contra coqueluche e da Becton Dickinson (BD), que fornece insumos de seringa e insulina ao município.

No início do encontro, a farmacêutica Estephanie Ribeiro, da GSK, reforçou a importância da vacinação em gestantes, e em especial, tratou da ‘Coqueluche’, uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório. A vacina contra essa doença é oferecida gratuitamente na rede pública de saúde, combinada no tríplice acelular dTpa, que protege também contra tétano e difteria.

“Toda gestante deve se vacinar contra a coqueluche para proteger seu bebê nos primeiros meses de vida. A vacina é grátis, segura e está dentro do calendário de vacinação pública das mulheres grávidas, pois, quando imunizada, a mãe transfere anticorpos para o bebê pela placenta e ajuda a proteger o recém-nascido nas primeiras semanas de vida, quando ele ainda não iniciou a imunização contra a doença”, informou Estephanie que também abordou em sua fala, vacinas contra a Hepatite B e a Influenza, também disponíveis no sistema público gratuito.

Na sequência, foram apresentadas pela consultora de treinamentos da BD, Nádia Scovoli Soares, outras informações sobre diabetes, seguindo às orientações da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Esta é uma doença crônica, na qual o corpo não produz insulina, hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz, por isso, se tornam insulinos-dependentes.

“As Ubs oferecem gratuitamente a insulina aos pacientes, então, quando os profissionais da saúde estão atualizados e preparados, conseguem atender mais e com melhor qualidade os que precisam”, contou a consultora Nádia. Ela também mostrou técnicas atualizadas para a aplicação das insulinas. “Vemos que os profissionais do município já têm a prática do manuseio e aplicação da insulina no local correto, mas, é muito importante esse encontro para reforçar as orientações, e ter uma educação continuada e permanente”, completou.

A reunião faz parte do planejamento anual da Prefeitura de Sorocaba, com o compromisso de proporcionar esse momento de troca às equipes das UBSs. “Para a SES é gratificante promover esse momento de encontro, de ampliação de conhecimento, pois, as equipes gostam de participar, fazer contato com os palestrantes que também estão na área, e assim, reveem os processos dos trabalhos desenvolvidos, pensando sempre em melhorias”, destaca Giseli Casagrande, supervisora da área norte da SES.

O Executivo de Vendas da Becton Dickinson (BD), Daniel Fernandes, comenta sobre o bom relacionamento entre a empresa e a Prefeitura de Sorocaba. “Nós somos realmente parceiros, trabalhamos junto a Prefeitura para aumentar a cobertura vacinal da cidade e esse fórum é mais um reflexo do nosso trabalho conjunto, onde nos dedicamos aos profissionais da saúde, para mantê-los sempre atualizados e melhorar cada vez mais a qualidade da vacinação pública”, destacou.