Prefeitura inaugura nova base operacional do SAMU

Saúde 04 out / 2019 às 17:00

O SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) está de casa nova. A base operacional foi inaugurada pela prefeita Jaqueline Coutinho na manhã desta sexta-feira (4) e já está em operação. O prédio fica próximo ao Centro Esportivo Dr. Pitico, na Rua Professor Júlio Pinto Ferreira, 1.422 – Vila Tortelli e é o responsável por abrigar as ambulâncias e oferecer melhores recursos estruturais às equipes socorristas.

A solenidade contou com a presença de secretários municipais, entre eles o titular da pasta da Saúde, Ademir Watanabe. A Câmara de Sorocaba também esteve representada pelo seu presidente Fernando Dini, além dos vereadores Francisco Martinez, Wanderley Diogo e Luis Santos.

Durante seu discurso, a prefeita destacou que a reforma da base foi realizada com mão de obra dos servidores da Prefeitura de Sorocaba. “Nossos servidores realizaram uma força-tarefa, economizaram dinheiro público e concluíram os trabalhos em menos de um mês. Essa conquista reflete em melhorias estruturais ao SAMU e no melhor atendimento à população”, ressalta.

O secretário da Saúde, Ademir Watanabe, agradeceu as secretarias de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), Educação (Sedu) e Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) pela colaboração para que a base pudesse ser inaugurada. “Esse espaço possui sala de reunião e treinamentos. Para o SAMU, isso é fundamental, ou seja, é importante uma boa estrutura aos socorristas para que vidas possam ser salvas”, pontua.

Já a médica e coordenadora do SAMU, Kátia Kaam, explicou que a base é um sonho realizado. “A nova base operacional é um grande ganho à população e a nós, funcionários do SAMU”, afirma.

De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), a mudança traz benefícios à população e aos funcionários do SAMU. As novas instalações contam com sala para treinamento continuado, melhorando o desempenho técnico em ocorrências e tem mais espaço para acomodar as ambulâncias. Essas melhorias proporcionarão saídas rápidas das viaturas para o destino dos atendimentos.

A nova base possui uma área total de 2.270m² com 540m² de edificação. Transitarão por dia aproximadamente 30 funcionários em turnos de 8 horas e 12 horas. Com mais de 30 salas devidamente identificadas, os treinamentos e cursos de aprimoramento, atualização e capacitação, serão intensificados para aprimorar cada vez mais a assistência às vítimas.

Atualmente, o SAMU dispõe de sete ambulâncias à disposição da população, sendo duas de Suporte Avançado (Alfa) e cinco de Suporte Básico (Beta). Além de outras três viaturas que ficam na reserva técnica. De janeiro a setembro de 2019, o serviço recebeu 102.359 ligações de ocorrências da cidade de Sorocaba.


Mais Notícias