Pacientes reclamam de demora em atendimento na UBS Maria Eugênia

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 25/04/2018 às 09:54
  • Atualizado 12/09/2022 às 09:54
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

“Minha consulta estava marcada para 10h30. Cheguei aqui depois das 9h, e ainda nada”. Este é o relato de Hélio Jorge Pereira, de 63 anos. O aposentado buscava atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Maria Eugênia, mas teve que ter paciência. O relato descrito acima foi feito ontem, pouco depois das 13h e, ainda de acordo com o paciente, a consulta terminou somente as 15h40.
O senhor Hélio mora próximo à unidade e conta que o atendimento médico ali é bom, mas a demora para o atendimento é muito grande. “Tem gente que marcou às 09h40 e ainda não foi atendido”, afirmou. “Pelo que estou vendo, vou sair daqui lá pelas 16h”, disse – e acertou. O paciente retornou o contato da redação para informar o horário de saída. “O meu, na verdade, é rápido, porque tenho que entregar exames que a médica já tinha mandado fazer”, explicou. Segundo ele, ainda, a unidade não estava lotada. “De manhã foi mais cheio por causa da vacina da gripe, mas agora [por volta das 13h10] está mais tranquilo”.
A Secretaria de Saúde, no entanto, não registra demora no atendimento na unidade, nem reclamações de usuários. Em nota enviada, a Prefeitura esclarece que cinco médicos trabalham na unidade, nas áreas de clínica geral, pediatria e ginecologia. “Recentemente, a UBS Maria Eugênia alterou a forma de agendamento para reduzir o tempo de espera nas consultas. Dessa forma, todos os agendamentos não serão feitos no mesmo horário e o cidadão não precisará aguardar um tempo maior para ser atendido”, informa a nota. “O tempo de espera para o atendimento também varia de acordo com o perfil de cada consulta”. Este, no entanto, é um problema que Hélio sempre enfrentou. “É sempre assim. Nas outras vezes que eu vim, também saí tarde”. Já a Prefeitura ressaltou que “os profissionais dessa unidade são comprometidos com a assistência médica prestada e focam em um atendimento de resolutividade, independentemente do tempo necessário durante a consulta”.