Hospital da Zona Norte começa a se materializar

Hospital da Zona Norte começa a se materializar Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 02/09/2013 às 22:37
  • Atualizado 12/09/2022 às 22:37
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Justiça oficializou nesta segunda-feira (2) a desapropriação da garagem da TCS e deu posse da área à Prefeitura


Numa das ações de desapropriação mais rápidas que a Secretaria de Negócios Jurídicos (SEJ) encabeçou, terminou na tarde desta segunda-feira (2) o processo de aquisição da antiga garagem da TCS, na Avenida Ipanema, onde será construído o hospital público da Zona Norte, o Hospital de Clínicas de Sorocaba.

Foram 45 dias entre o início do processo judicial, em 19 de julho, até a assinatura do auto de imissão na posse, realizado no local na presença do prefeito Antonio Carlos Pannunzio e da vice-prefeita, Edith Di Giorgi, do secretário da Saúde, Armando Raggio e o titular da SEJ, Anésio de Lima.

O terreno, com mais de 36 mil metros quadrados, custou R$ 13.600.000,00, que foram depositados em juízo quando do pedido de desapropriação, deverá abrigar uma unidade de saúde com capacidade para 200 leitos, até 2016, com possibilidade de expansão para 400 leitos.

Segundo Pannunzio, o momento marca o início da materialização de um grande anseio do sorocabano, a construção de mais um hospital público. “E tinha que ser aqui, na Zona Norte, numa área suficientemente grande para a dimensão da grandeza do povo sorocabano”, enfatizou. A construção do hospital público foi um compromisso que o então candidato Antonio Carlos Pannunzio assumiu durante sua campanha à Prefeitura, no ano passado.

 

Próximo passo

O próximo passo neste processo, de acordo com Armando Raggio, é a abertura de edital de chamamento para uma Parceria Público-Privada (PPP) a partir das características e necessidades estabelecidas pela Secretaria da Saúde (SES). De acordo com o prefeito, até o final do ano esta etapa estará cumprida para que as empresas e ou grupos interessados em desenvolver o projeto de construção do hospital possam se habilitar.

O Hospital de Clínicas de Sorocaba contará com serviço de Ortopedia e Traumatologia, Neurocirurgia, Cirurgia Geral e do Trauma, além de atendimento materno-infantil. A unidade contará, ainda, com capacidade de atenção às urgências e emergências, com predominância de atendimento em média complexidade.

Antes disso, porém, um prédio anexo, onde funcionava a administração da empresa, a deverá abrigar todos os setores da Secretaria da Saúde e que, atualmente, estão instalados no Paço Municipal e em vários pontos da cidade.