Sorocabano vai disputar vaga no Senado nas Eleições 2018

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 24/08/2018 às 15:29
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:29
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O sorocabano Antonio Neto, 65 anos, é o candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT) a uma vaga no Senado nas eleições de 2018. Ele foi homologado pelo partido na convenção estadual, mas o lançamento de sua candidatura ocorre no próximo dia 1º de setembro, no Clube União Recreativo no Centro da cidade. O presidenciável Ciro Gomes, do mesmo partido, ainda não confirmou sua agenda, mas é possível que esteja em Sorocaba para o lançamento da candidatura.

Analistas de sistemas, Antonio Neto, mora atualmente em São Paulo. Foi presidente da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e do Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados de São Paulo), entidade que, inclusive, ajudou a fundar. Atuou ainda na CGT (Central Geral dos Trabalhadores), onde assumiu o cargo de Secretário de Relações Internacionais em 1989 e, posteriormente, o de presidente de 1992 até 2011. Está no PDT desde o ano passado.

“Escolhi lançar minha candidatura em Sorocaba, cidade onde nasci e onde meu pai, Guarino Fernandes, começou a escrever a nossa história. Essa escolha não poderia ser diferente”, destaca o candidato ao Senado pelo PDT. Ele formará chapa com o candidato do partido ao governo de SP, Marcelo Cândido, e com Ciro Gomes, que disputa a presidência da República.

 

Sorocaba já ‘tem’ um senador

O sorocabano de nascimento Paulo Fiúza (PV) foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) no último dia 8 de agosto, como primeiro suplente de senador. Com isso, ele tomou posse na vaga de José Medeiros (Podemos), que teve o mandato cassado por fraude em ata de convenção partidária. Medeiros assumiu a vaga no Senado com a renúncia de Pedro Taques (PSDB) ao cargo, para assumir o governo de Mato Grosso, no início de 2015.

A entrega do diploma foi feita pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto. A diplomação de Paulo Fiúza ocorreu após decisão unânime dos juízes do TRE-MT, no último dia 31. O tribunal entendeu que houve fraude na ata da convenção partidária, e a posição dos suplentes de Taques foi invertida. Ainda cabe recurso da decisão mas, momentaneamente, o sorocabano é senador pelo Mato Grosso.