Secretariado toma posse em cerimônia na Câmara Municipal

Secretariado toma posse em cerimônia na Câmara Municipal Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 01/01/2021 às 20:48
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:48
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Equipe da administração pública é formada por titulares de secretarias e os responsáveis por Urbes, SAAE, Parque Tecnológico, Controladoria Geral e Fundo social de Solidariedade.

 

O novo secretariado municipal, formado pelo prefeito Rodrigo Manga para a gestão 2021-2024, foi empossada na tarde desta sexta-feira, 1º de janeiro, em solenidade realizada na Câmara Municipal, logo após a cerimônia de transmissão do cargo de chefia do executivo. A equipe é composta por titulares de 19 pastas da administração pública, além dos responsáveis por Urbes – Trânsito e Transportes, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Controladoria Geral do Município e Fundo Social de Solidariedade.

A cerimônia foi aberta com uma oração do arcebispo metropolitano de Sorocaba, Dom Julio Akamine, que destacou a importância da caridade na administração publica. Na sequência, os vereadores Vinicius Aith (PRTB), Fabio Simoa (Republicanos) e Cícero João (PTB) falaram das novas perspectivas para a cidade com o governo que se inicia e destacaram a capacidade técnica do novo secretariado.

O líder do governo no Legislativo, vereador João Donizeti (PSDB), lembrou que o período de pandemia prejudicou toda a sociedade e que, apesar do grande desafio de retomar o papel de destaque de Sorocaba, “haverá a colaboração entre Executivo e Legislativo para fazer a mudança que a cidade merece”.

A primeira dama do município, que assumiu como presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Maganhato, afirmou que a entidade terá como foco aumentar o atendimento humanizado e voltado para crianças, além de ampliar o diálogo com os vereadores.

Em seguida, o vice-prefeito Fernando Matins da Costa Neto ressaltou a qualidade da equipe formada para trabalhar pela cidade e o prefeito Rodrigo Manga lembrou que o objetivo é desenvolver a cidade e o bem estar da população. Ele reforçou a capacidade técnica dos profissionais escolhidos para cada pasta e afirmou que o momento é de mudança. “Teremos o máximo empenho para termos uma cidade com mais acesso saúde e educação”, garantiu.

Para o trabalho na gestão municipal, o secretariado formado pelo prefeito, e que tomou posse, é formado por Amália Samyra Toledo (Secretaria de Governo), Luciana Mendes da Fonseca (Secretaria Jurídica), Fernanda Burattini Monteiro de Carvalho (Secretaria de Comunicação), Israel Evangelista Borges de Oliveira (Secretaria da Fazenda), Fausto Bossolo (Secretaria de Administração), Paulo Henrique Marcelo (Secretaria de Planejamento), Rodrigo Onofre (Secretaria de Recursos Humanos), Luiz Henrique Galvão (Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas), Clayton César Marciel Lustosa (Secretaria da Cidadania), Darwin José Almeida Rosa (Secretaria de Serviços Públicos e Obras), Luís Antônio Zamune (Secretaria da Cultura), Robson Coivo (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), Marcio Bortolli Carrara (Secretaria de Educação), Pedro Roberto Pereira de Souza (Secretaria de Esporte e Lazer), Tiago da Guia Oliveira (Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária), Antônio Prieto Neto (Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade), André Moron Machado (Secretaria de Mobilidade), Vinicius Rodrigues (Secretaria da Saúde), Vitor Maurício Gusmão Lopes (Secretaria de Segurança Urbana), João Alberto Corrêa Maia (Controladoria Geral do Município), Ronald Pereira da Silva (SAAE), Luiz Carlos Siqueira Franchin (Urbes), Nelson Tadeu Cancellara (Parque Tecnológico de Sorocaba) e Sirlange Frate Maganhato ( Fundo Social de Solidariedade).

 

Decretos municipais – Logo após a posse dos secretários, o prefeito municipal assinou dois decretos voltados ao combate da pandemia do novo coronavírus. O primeiro cria uma comissão municipal para operacionalização da vacinação contra a Covid-19, e o segundo determina a manutenção da frota integral de veículos do transporte público e fiscalização para evitar aglomerações de passageiros nos terminais e nos veículos.

A cerimônia foi encerrada com uma oração proferida pela pastora Alice Taconi, seguida de uma benção ao prefeito Rodrigo Manga. O chefe do executivo finalizou a sessão pedindo especial dedicação dos secretários com a população que mais necessita de ajuda em Sorocaba.