Nova resolução do PT Sorocaba reafirma candidatura própria em 2016

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 29/04/2015 às 20:55
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:55
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Documento aprovado ontem faz duras críticas ao governo do prefeito tucano Antônio Carlos Pannunzio, convoca a militância para a ação e diz acreditar na vitória

 

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Sorocaba, em reunião realizada ontem (28), aprovou nova Resolução Política, com o lema “Enfrentar a hipocrisia conservadora, qualificar a militância e vencer as eleições à Prefeitura de Sorocaba”. A resolução afirma que Sorocaba vive um período de profundo abandono e desgoverno, sendo necessário encerrar com o “modelo conservador e segregacionista que governa Sorocaba há décadas”. Para isso, o texto petista reafirma sua intenção de lançar candidatura própria ao Palácio dos Tropeiros, sendo o mês de junho de 2015 a data indicativa para a escolha do nome de quem concorrerá ao cargo.

O texto petista defende que a cidade foi abandonada à sua própria sorte pelo governo municipal, “com problemas gravíssimos na gesta o da Saúde e da coleta de lixo, na péssima gesta o da água, absoluta incapacidade para concluir simples processos licitatórios e demonstração de dramática incompetência para combater a epidemia de dengue, por outro, a sociedade sorocabana tem se mostrado organizada em fóruns, coletivos, associações e sindicatos de maneira que sua voz tem sido ouvida de forma cada vez mais clara e contundente”, assinala.

Em tom duro e contundente, o Diretório afirmou no texto que “a histórica e indisfarçável aliança dos diferentes setores da elite sorocabana tem produzido escândalos de corrupção, casos de violência e censura em instituições de ensino, o desmonte da rede de assistência a saúde e o flagrante rebaixamento da qualidade da escola publica, inclusive com greves, demissões e negação da merenda aos estudantes”.

A Resolução também afirma que “na saúde, nós vivemos em Sorocaba um verdadeiro desastre epidemiológico, com cerca de 20 mortos por dengue em 2015 e perspectivas sombrias para o próximo vera o. Os índices de densidade larva ria do mosquito aedes aegypti em nossa cidade são assustadores, indicando o despreparo e ausência planejamento em saúde publica por parte da administração municipal”.

O texto do Diretório também afirma que o Prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) foi omisso em relação à demissão dos trabalhadores da empresa Sorocaba Refrescos, e qualifica como “irregular, antidemocrática e inaceitável” a forma como o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Físico Territorial de Sorocaba tramitou e foi sancionado no ano passado.

Os petistas também não pouparam críticas ao Plano Municipal de Educação. “A mesma prática centralizadora e autoritária foi explicitada novamente durante os debates de revisa o do Plano Municipal de Educação, quando o próprio Conselho Municipal suspendeu as discussões por tempo indeterminado depois de grave polêmica em torno do regimento e da falta de debates qualificados”, continua.

O papel dos oligopólios midiáticos e a forma como o grande capital e setores de direita se articulam para “calar o PT e as formas progressistas” também é lembrado no documento: ” Se o PT fosse o único alvo, seria um problema apenas dos petistas. Mas o alvo é mais amplo: está na mira o conjunto dos direitos das classes trabalhadoras brasileiras”. 

“Não é por acaso que se produz um ataque contra o PT e contra a Petrobrás ao mesmo tempo em que se põe em votação o Projeto de Lei 4330/2004 (que rasga a CLT), propõe-se a adoção do voto distrital, questionando a democrática representação proporcional, e se coloca na rua nova campanha pela privatização do petróleo” escreve o Diretório Municipal do PT, que aponta os deputados federais Vitor Lippi (PSDB) e Jefferson Campos (PSD) como traidores dos trabalhadores quando ” votaram pela terceirização indiscriminada e violenta no país”.

“Para superar o vazio das políticas que aprofundam o abismo social em Sorocaba, o PT deve ser agente de ampliação da democracia, atuando para o aumento da percepção do protagonismo político dos cidadãos e cidadãs. A política deve estar conectada com a vida das pessoas para ter sentido real. Por isso, o PT de Sorocaba orienta sua militância a se apropriar dos debates sobre a cidade, sobre os problemas e desafios de cada bairro e dialogar com os vizinhos, amigos e companheiros de escola ou trabalho ou lazer”, propõe o documento.

“O militante petista deve atuar nas organizações sindicais e sociais, nos meios comunitários de comunicação, nos coletivos de jovens e artistas e participar da busca coletiva de transformação. O PT e a política brasileira passam por uma fase que exige de todos capacidade de analise crítica e disposição transformadora. Por isso, afirmamos que a vitória nas eleições do próximo ano depende da qualidade de nossa atuação militante, de nosso profundo senso de atuação coletiva e de nossa determinação em enfrentar a hipocrisia conservadora em Sorocaba e no Brasil”, conclui o texto.