José Francisco Martinez é o novo presidente da Câmara de Sorocaba

José Francisco Martinez é o novo presidente da Câmara de Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 15/12/2015 às 12:38
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:38
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O vereador Francisco Martinez (PSDB) é o novo presidente da Câmara de Sorocaba. A decisão ocorreu após eleição da Mesa Diretora da Casa, que ocorreu na manhã desta terça-feira (15). Francisco Martinez, às 10h33 já havia obtido a maioria dos votos.

José Francisco Martinez é engenheiro civil formado pela Universidade de Taubaté, com especialização em Segurança e Higiene do Trabalho na Universidade Mackenzie. Foi vice-prefeito de Sorocaba de 2001 a 2004 e foi eleito, por unanimidade, presidente da Câmara Municipal de Sorocaba para o exercício de 2013. É o único vereador da história do Legislativo sorocabano a exercer o cargo de presidente da Casa por seis vezes.
Cumprindo seu quinto mandato como vereador, Martinez é funcionário público municipal há quase 32 anos. Acumulou experiências na Secretaria de Obras e Urbanismo, exercendo o cargo de Chefe da Divisão de Edificações e Obras Particulares. Foi professor do curso de Administração Pública, promovido pela Prefeitura, e um dos fundadores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

É autor de mais de 700 leis. Entre as diversas leis de sua autoria, destacam-se: Lei do Festejo Popular; Lei da Bolsa-Atleta; lei que estabelece atendimento preferencial a deficientes físicos, idosos e gestantes nos serviços públicos municipais; a que prevê o monitoramento por câmeras de vídeo nas escolas; a que determina a instalação de grades protetoras nas bocas-de-lobo.
Martinez também é autor da lei que incluiu livros de literatura, inclusive infantil, no material didático distribuído nas escolas e que estabelece o uso de material reciclável na confecção desse mesmo material. Também é autor de leis sobre coleta seletiva em condomínios, reciclagem de lixo tecnológico, lixeiras no transporte público e IPTU ecológico. Outra lei de sua autoria também possibilitou o embarque dos idosos pelas portas traseiras dos coletivos.