GCM e PM atuam preventivamente para evitar pancadões em vários pontos da cidade

GCM e PM atuam preventivamente para evitar pancadões em vários pontos da cidade Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 03/01/2021 às 18:28
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:28
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba realizou operação integrada com a Polícia Militar (PM) e, agindo de forma preventiva, conseguiram evitar a realização dos chamados pancadões em três bairros da cidade, entre a noite do último sábado (dia 2) e a madrugada deste domingo (dia 3). As ações coordenadas da GCM e PM ocorreram nos bairros Carandá, Vila Helena e Jardim Paineiras. Nas operações, a GCM mobilizou três equipes em viaturas.

Na Vila Helena, a GCM elaborou 60 autos de infrações (som alto e estacionamento irregular). Já no Jardim Paineiras houve 28 veículos autuados pelos mesmos motivos, e donos de dois estabelecimentos comerciais foram orientados a fechar as portas e encerrar as atividades. No Carandá não ocorreram autuações, apenas a atuação preventiva das forças de segurança pública.

O secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Cel. Vitor Gusmão, adianta que os pancadões serão tema de atenção constante da GCM em Sorocaba, com prioridade às ações preventivas. “O objetivo é chegar nesses locais antes que as pessoas se instalem e deem início ao evento”, afirma o secretário.

Nesse sentido, a GCM realiza um trabalho de inteligência para identificar onde e quando ocorrerão os pancadões, monitorando redes sociais, internet e mensagens que chegam via aplicativos, ou mesmo buscando informações entre as comunidades. “A participação do cidadão é fundamental. Ele pode nos informar sobre as possíveis realizações de pancadões, para agirmos o mais rapidamente possível”, destaca Cel. Gusmão.

Esse apoio da população é fundamental, uma vez que há uma rede de informações intensa entre as pessoas que organizam esses eventos e o seu público, até antecipando as ações da GCM e das polícias sobre esses eventos. Cel. Gusmão pontua que as ações conjuntas entre as forças policiais são necessárias como forma de multiplicar os efetivos para que se tenha um número maior de ações simultâneas e se coíba os pancadões de maneira efetiva.