Blitz na avenida Dom Aguirre autuou motociclistas por ruído de escapamento

Blitz na avenida Dom Aguirre autuou motociclistas por ruído de escapamento Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 02/03/2020 às 16:45
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:45
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Na noite do último sábado (29), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Urbes – Trânsito e Transportes e Guarda Civil Municipal (GCM), e a Polícia Militar (PM) realizaram uma nova blitz de controle de ruído emitido pelo escapamento de motocicleta na avenida Dom Aguirre, no bolsão de estacionamento do Parque das Águas. Entre 21h e 22h, seis motocicletas foram abordadas e vistoriadas e quatro foram autuadas e guinchadas.

O objetivo da blitz é sensibilizar e fiscalizar os motociclistas em relação à poluição sonora, que causa incomodo e danos à saúde, como surdez; dores de cabeça; cansaço; estresse, irritação e insônia.

Durante a ação, seis motos foram enviadas para as medições de ruído, realizadas pelo corpo técnico da Sema. Desse total, quatro foram autuadas por infrações ambientais no valor de R$ 2.489,85, baseada na lei municipal nº 11.367, de 12 de julho de 2016, que dispõe sobre o controle e a fiscalização das atividades que gerem poluição sonora. As medições feitas por técnicos da Sema são realizadas por meio de um aparelho chamado sonômetro, que nada mais é do que um medidor de som.

Já a PM e a Urbes aplicaram quatro autuações cada uma e a Guarda Civil Municipal, uma atuação, baseadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).