Ônibus têm vagas garantidas para cães-guias que orientam passageiros

Mundo Pet 22 jul / 2019 às 11:10

Em Sorocaba, a mobilidade das pessoas com deficiência visual no transporte coletivo é garantia com espaços reservados dentro dos ônibus para os cães-guias. As empresas que operam o transporte gerenciado pela Urbes – Trânsito e Transportes, vinculada à Secretaria de Mobilidade (Semob) e Acessibilidade da Prefeitura, promovem constantes instruções e aperfeiçoamentos de seus profissionais para facilitar o embarque, o desembarque e o trânsito no interior dos ônibus dos passageiros que necessitam ser orientados por cães-guias. 

O titular da Semob e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, explica que diferente dos demais animais domésticos, somente os cães-guias são permitidos no interior dos terminais e de todos os ônibus. “Nos coletivos, as vagas reservadas aos passageiros acompanhados dos cães-guias inclusive estão sinalizadas”, orienta. De acordo com a Lei federal 11.126/05, é direito da pessoa com deficiência visual ingresspermanência em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia.   

Os treinamentos com as equipes de bordo dos ônibus são mensais e visam aperfeiçoar cada vez mais o suporte aos deficientes e os cães-guias. No treinamento realizado dentro dos terminais os motoristas trafegam com os ônibus e praticam o embarque e desembarque de passageiros com cães-guia.    

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Semob e da Urbes em parceria com o Instituto Magnos, promove os treinamentos com a participação de famílias socializadoras dos cães-guias, sempre com apoio técnico do Instituto Magnus, para também promover a melhor adaptação do animal. 


Mais Notícias