Crossfit é promessa de biquíni no Verão!

Crossfit é promessa de biquíni no Verão! Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 07/01/2015 às 14:25
  • Atualizado 12/09/2022 às 14:25
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Ainda dá tempo de treinar para poder aproveitar o calor, exibindo o corpo.


O Verão está chegando e, junto com o Sol e o calor, chega, também, aquele remorso de ter deixado a saúde do corpo em segundo plano, durante o Inverno. Mas se engana quem pensa que aquele biquíni da moda vai ficar no fundo da gaveta! Com uma boa dose de dedicação, ainda há tempo de reduzir alguns centímetros da cintura e aproveitar a temporada, exibindo as curvas.

A operação “shorts e blusinha marcada” deve começar com um bom programa de treino, que envolva exercícios aeróbicos e fortalecimento muscular. Uma modalidade que tem chamado à atenção das atrizes globais, como Giovanna Antoneli e Bruna Marquezini, é o crossfit, que trabalha todo o corpo com exercícios que aliam movimentos funcionais à alta intensidade e traz resultados rápidos.  “Se o aluno for esforçado e somar ao treino a uma alimentação balanceada, os resultados costumam aparecer em seis semanas”, revela o head coach da CrossFit Delta One, de Sorocaba/SP, Neto Quartucci.

O treino no box, conta Quartucci, é conduzido em etapas e de forma progressiva, sendo a primeira delas, com duração de cerca de um mês, composta por aulas fundamentais. Nesta fase inicial, o aluno é avaliado pelo head coach, enquanto também aprende o que é o programa e como funciona. Ao mesmo tempo, também pratica os primeiros circuitos, chamados WODs (Workout of the day). Mesmo com fama de treinamento exigente, diz o head coach, o método pode ser praticado por todos, desde crianças a partir dos 4 ou 5 anos, passando por gestantes até atletas, por meio de um treino gradual, compatível e monitorado. “O aluno conta com o acompanhamento de um profissional capacitado e com certificado internacional, podendo dispor, ainda, dos serviços de uma equipe multidisciplinar, que inclui nutricionista e fisioterapeuta”, detalha.

O sucesso do CrossFit está em envolver 10 capacidades físicas que proporcionam, além de um corpo delineado, saúde e bem-estar e, com isto, a estética acaba sendo uma consequência desses benefícios. “Nosso programa desenvolve, principalmente, resistência muscular, resistência cardiovascular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão que, juntos, agregam uma resposta muito rápida em perda de gordura localizada”, destaca Quartucci. Um treino de CrossFit chega a queimar 500 calorias e prepara o corpo para qualquer tipo de situação do dia a dia, como carregar as compras no mercado, as malas no aeroporto e até participar de uma competição de corrida.

 

Pronta para o Verão

A médica Aline Ferro, de 24 anos, encontrou no crossfit a solução para estar em dia para a estação mais quente do ano e, ainda, conquistar a resistência física necessária para encarar o dia a dia agitado. Praticante da modalidade há um mês, ela diz que já consegue notar diferenças em seu corpo. “Está tudo mais durinho e estou ficando mais à vontade para usar roupas mais justas”, revela. Adepta dos exercícios físicos, Aline conta já tentou do ballet ao judô, para delinear o corpo, porém nunca obteve o resultado esperado tão depressa. Além disto, a rotina da musculação, na academia, não a incentivava a ser assídua na malhação. “No CrossFit, você cria uma identidade com a turma e acaba fazendo do exercício um hábito”, afirma.