Lê Coelho hoje no Sesc Sorocaba

Lê Coelho hoje no Sesc Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/11/2016 às 13:10
  • Atualizado 12/09/2022 às 13:10
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Integrante da Banda de Argila (2003 a 2010) e do grupo Os Urubus Malandros (2009 a atual), Lê Coelho, que já teve músicas gravadas com artistas como Zeca Baleiro e Vânia Bastos, apresenta seu primeiro CD solo “TUVALU – uma história oral do nosso tempo”, considerado uma grata surpresa e destaque da MPB por respeitados críticos como Solano Ribeiro (Rádio Cultura – SP) e Antonio Carlos Miguel (Prêmio da Música Brasileira).

Com influências de Itamar Assumpção, Rock e MPB dos anos 90, este trabalho de estreia apresenta uma sonoridade que une referências tradicionais como o samba, a ciranda e guitarrada com referências urbanas como o rock, o pop e o jazz, numa delicada e fértil alquimia sonora orquestrada pelos produtores musicais Ivan Gomes, Rodrigo Monteiro e o próprio Lê Coelho. As letras abordam temáticas diversas com contradições do mundo contemporâneo e o confronto entre o individual e o coletivo, misturando reflexões, crônicas e ironias.

O título do disco faz referência a uma nação – TUVALU – que deve sumir do mapa nos próximos anos por causa do aquecimento global e também ao livro do jornalista Joseph Mitchell – O Segredo de Joe Gould – que fala sobre o intrigante personagem Joe Gould, um mendigo da Nova York dos anos 40 que vivia pelas ruas a escrever a história oral de seu tempo.

Além dos produtores, participaram das gravações os músicos Adriano Magoo, André Bordinhon, Chicão, Kiko Sebrian, e Pedro Prado, o trio Bolerinho (formado por Maria Beraldo Bastos, Marina Beraldo Bastos e Luísa Toller), a cantora Lívia Nestrovski, o grupo Meia Dúzia de 3 ou 4 e a cantora argentina Inés Terra.

No show, com aproximadamente uma hora de duração, além das canções do disco, traz ao palco releituras de grandes nomes da MPB e de trabalhos anteriores, sua versão de sua música ‘Gota por Gota’ gravada pelo cantor ‘Lineker’ e o single ‘Equivocado’ que gravou com os parceiros da banda ‘Meia Dúzia de 3 ou 4’.

A banda que acompanha ao vivo a voz e o violão de Lê Coelho é formada por Chicão nas teclas e samples, Ivan Gomes no Baixo, Pedro Prado na bateria e Rodrigo Monteiro na guitarra.

 

Sobre Lê Coelho

O compositor, cantor e violonista apresenta-se na noite paulistana desde 1996, e em 1998 montou, trabalhou e administrou por três anos seu próprio estúdio em sociedade com o percussionista Marcelo Voos.

Formou-se em música popular pela UNICAMP, tendo passado também pela antiga ULM e o CLAM.

Em sua discografia possui três discos com a ‘Banda de Argila’, coletivo de seis músicos que por sete anos desenvolveu um trabalho experimental sobre música brasileira e rock progressivo, e o disco UM SAMBA A MAIS com os Urubus Malandros, grupo de oito músicos com o qual realiza uma pesquisa sobre o samba.

Ao longo de sua carreira também participou de outros projetos artísticos, entre os quais destacamos: ‘Benditos Malditos’, pesquisa sobre a obra de Itamar Assumpção e Sérgio Sampaio; Trilha Sonora do espetáculo ‘Flores’ da CAOS Cia. De Teatro em Campinas; Trilha Sonora do espetáculo ‘Jardim de Rosas Mudas’ da Wasu Cia. De Dança em São Paulo; Produção musical do disco de Felipe Bemol.

 

O show acontece hoje dia 19/11 as 20h no teatro do SESC Sorocaba com entrada gratuita.

Site (discografia completa desde a banda de argila): www.lecoelho.com
Facebook: www.facebook.com/lecoelhomusica

CD Tuvalu: https://www.youtube.com/watch?v=8Sk5dh-Nm2c
Clipe CD Tuvalu: https://www.youtube.com/watch?v=F4a5jzvMdHw
Clipe com Zeca Baleiro: https://www.youtube.com/watch?v=3bhOHLFaG8A