Atividades no Água Vermelha são opção nas férias da criançada

Atividades no Água Vermelha são opção nas férias da criançada Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 03/01/2017 às 19:22
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:22
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Fica proibido ficar em casa nas férias. E para quem ainda curte brincadeiras ao ar livre, fazer novos amigos e conhecer espaços da cidade de uma forma diferente, isso é ponto pacífico.

É que a Secretaria do Meio Ambiente (sema), está com agendas especiais para a garotada nessas férias de início de ano. As atividades têm como objetivo trabalhar questões ambientais de modo a despertar nos participantes o protagonismo e o cuidado com o meio ambiente.

E sob essa ótica, claro que os adultos também poderão participar de atividades com metodologia adaptada. Os projetos de férias abordam temas socioambientais nos quais os participantes, por meio de oficinas e atividades lúdicas, têm oportunidade de desfrutar o contato com a natureza enquanto aprendem sobre ações para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.

 

Água Vermelha

Você sabia que o Parque da Água Vermelha abriga aproximadamente 52 espécies de aves e que é possível observar algumas delas a olho nu ou com o auxílio de binóculos? Algumas espécies constroem seus ninhos utilizando a matéria-prima que existe lá no próprio parque.

Além desta biodiversidade, há outros animais não observados facilmente, pois vivem enterrados no solo. São bichos que, muitas vezes, passam despercebidos mas que desempenham uma função muito importante no meio ambiente, colaborando para a saúde do solo e com a alimentação de outros animais.

Pensando em expandir esse conhecimento, então, a Sema vai oferecer nos dias 5 e 12 de janeiro a Oficina Educativa “Que bicho fez a coisa”?. No dia 10 a gurizada poderá participar de outra atividade em “Que bicho fez o túnel?”.

Estão disponibilizadas 20 vagas por oficina e podem se inscrever crianças entre 5 e 12 anos (veja abaixo). A ideia é promover a observação das espécies, estimular o investigar e descobrir de curiosidades sobre a biodiversidade existente no Água Vermelha, sempre com um olhar em prol da sua conversação. Serão trabalhados 2 temas: Aves urbanas em “Que Bicho fez o ninho”? e Conservação do solo com a Oficina “ Que Bicho fez o túnel?”.

Pais ou responsáveis das crianças interessadas devem comparecer no parque até esta quarta-feira (4), levando documento de identificação do participante. O preenchimento das vagas se dará por ordem de chegada. Programe-se e garanta a vaga do seu filho.

As atividades têm o apoio do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba – COAVES. Mais informações pelo telefone 3221-6643.

 

Inscrições: 3 e 4 de janeiro de 2017

Horário: 8h as 12 h

Local: Setor de Educação Ambiental do Parque da Água Vermelha, localizado na Rua România, 150 – Jardim Europa.

Público: Crianças com idade entre 05 e 12 anos

O que levar? Documento comprovando a idade do participante

Número de vagas: 20 crianças por Oficina (a ser preenchida por ordem de inscrição)

OFICINA “QUE BICHO FEZ O NINHO?”

DATAS: 5 e 12 de janeiro

Horário: 8hs às 11h30

Faixa etária: 7 a 12 anos

 

OFICINA “QUE BICHO FEZ O TUNEL?”

DATA: 10 de janeiro

Horário: 8hs às 11h30

Faixa etária: 5 a 12 anos