Universitários criam cursinho pré-vestibular para estudantes de escola pública

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 09/03/2018 às 19:32
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:32
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e os vestibulares, um grupo de universitários está montando a primeira turma do Cursinho Comunitário Cecília Meireles. As aulas serão ministradas aos sábados, a partir de 10 de março, durante o dia, na Escola Estadual Profª Beathris Caixeiro Del Cistia, na rua Arthur Cagliari, Jardim São Conrado, Zona Norte.

De acordo com Matheus Aquino, um dos idealizadores do projeto, a ideia nasceu para ajudar jovens de escolas públicas a terem mais acesso ao ensino superior. “O aluno de escola pública tem uma expectativa muito baixa. Pensa que não vai conseguir, que não tem capacidade, ou que a escola é ruim. Mas existem alternativas para isso”, ressalta o jovem, de 22 anos, que cursa o último ano de Economia na Universidade de São Paulo (USP).

Podem se inscrever alunos do último ano do Ensino Médio, ou ainda quem já tenha terminado os estudos mas pretenda prestar alguma prova neste ano. O único requisito é ter estudado sempre em escola pública. Para se matricular, é preciso preencher um formulário, disponível em https://goo.gl/jyrno9. Caso as inscrições acabem superando a capacidade de atendimento, fatores como a renda familiar e as condições sócio econômicas dos candidatos podem ser usados como critério de desempate. “Eu sempre estudei em escola pública e o que me deu oportunidade de estudar na USP foi ter feito o cursinho da UFSCar. Passei em outras três universidades públicas: Economia, na UFSCar Sorocaba, Química na Unicamp e Engenharia Química na Unesp”, lembra.

Matheus e os amigos conheceram projetos parecidos, tanto em São Paulo como em Sorocaba, e decidiram ajudar outros jovens a terem a mesma oportunidade. Para isso, foi criada uma página no Facebook, que divulga o link para inscrição e também pede a participação de mais voluntários. “Nosso quadro está completo, mas queremos ter pelo menos dois professores em cada matéria, caso haja algum imprevisto”, explica Matheus. Serão ministradas aulas de história, geografia, literatura, gramática, redação, matemática, física, química, biologia e atualidades. “A expectativa está bem positiva. Por enquanto estamos com mais ou menos 30 inscritos, e o limite é de 40. Estamos atuando bastante nas redes sociais, para divulgar o cursinho”, afirma. As aulas devem ir até a última semana de outubro, já que o Enem, neste ano, deve acontecer em novembro. “Mas há a possibilidade de estender até dezembro. Estamos avaliando isso ainda”. Matheus explica que, para as aulas, o aluno só precisa levar “algum documento para comprovar a matrícula, caderno, lápis e a boa vontade”.

No entanto, o objetivo do Cursinho Comunitário Cecília Meireles não é apenas dar suporte pedagógico, mas também emocional. “O adolescente nessa fase tem vários dilemas. Eu escolhi cursar Economia na USP graças a conversas com outros estudantes e pessoas que puderam me orientar”, lembra. Sobre as aulas, inclusive, Matheus lembra que “vai depender de como eles [os alunos] se dedicam no dia a dia. Sabemos que vamos dar o empurrão, agora é com eles”. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis na página https://www.facebook.com/cursinhocmeireles/ e pelo número 99622-9524.