Secretaria da Educação apresenta detalhes da Gestão Compartilhada na Câmara Municipal

Secretaria da Educação apresenta detalhes da Gestão Compartilhada na Câmara Municipal Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 29/10/2018 às 18:51
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:51
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O secretário da Educação, André J. Gomes, esteve na manhã desta segunda-feira (29), junto com sua equipe gestora educacional na Câmara Municipal para apresentar os detalhamentos da Gestão Compartilhada à comissão da Educação composta pelos vereadores, pastor Apolo Silva (presidente da comissão) e José Francisco Martinez.

Estavam presentes na reunião, também, as vereadoras Iara Bernardi e Fernanda Garcia que fizeram questionamentos sobre o modelo. Foram esclarecidas dúvidas sobre prédios que serão adaptados, processo de qualificação e seleção das Organizações Sociais (OSs), quantidade de crianças atendidas, entre outros.

O secretário André ressalta a importância desta agenda de esclarecimentos sobre a Gestão Compartilhada. “Estas apresentações são fundamentais para deixar claro o objetivo deste modelo que visa suprir a fila de espera, que hoje se encontra com mais de quatro mil crianças, sendo imprescindível este modelo de gestão”, salienta. “Além dos benefícios à população, nós estamos nos atentando cuidadosamente para a manutenção da questão financeira dos servidores públicos, já que a Lei de Responsabilidade Fiscal está próxima do limite prudencial”, alerta o secretário.

Durante a apresentação da projeção da população sorocabana em idade escolar da Educação Infantil pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), foi exposta uma estimativa de que em 2019 estarão nas escolas cerca de 32.715 crianças de 0 a 3 anos e 16.818 crianças de 4 a 5 anos. Em 2030 os números caem para 28.454 e 15.032 crianças respectivamente. A pesquisa chama atenção para que o número de funcionários, tais como auxiliares de Educação, não venham a ficar com suas funções obsoletas no futuro em virtude da diminuição de crianças nas unidades escolares.