Programação da 3ª edição do “Ocupação Jovem” está sendo definida pela Prefeitura

Programação da 3ª edição do “Ocupação Jovem” está sendo definida pela Prefeitura Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/02/2014 às 19:09
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:09
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Uma equipe da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) se reuniu na última terça-feira (18) para planejar as atividades que serão realizadas na terceira edição do “Ocupação Jovem”, que acontecerá no dia 12 de abril, sábado, das 10h às 22h, na Praça Frei Baraúna, no Centro de Sorocaba.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, com a organização da Coordenadoria da Juventude, o objetivo do evento é possibilitar trocas, valorizar o jovem artista sorocabano, estimular a produção cultural e a sua visualização; além de ampliar o espaço de expressão cultural de forma democrática, focando principalmente a pluralidade de estilos e manifestações em nosso município. O evento é gratuito e aberto ao público em geral, mas voltado principalmente aos jovens.

Além de shows, apresentação de teatro, intervenções artísticas, tenda de diálogos, oficinas ambientais e jovens artistas, que estarão expondo e comercializando sua arte, o “Ocupação Jovem” terá novidades para a próxima edição.

Durante o encontro, que contou com a participação das sete coordenadorias (Criança e Adolescente, Juventude, Idoso, Igualdade Racial, Mulher, Pessoa com Deficiência e Política sobre Drogas), o grupo planejou algumas atividades que cada segmento vai desenvolver para o público do evento.

“Além de uma oportunidade de mostrarmos à população o trabalho que as coordenadorias realizam em Sorocaba, a ideia é que cada segmento desenvolva atividades interativas e atrativas principalmente aos jovens, que são o nosso público-alvo, fazendo com que eles se conscientizem e tenham um olhar diferente sob si mesmo e o outro, respeitando os direitos de cada um e fazendo a sua parte”, destaca Larissa Gallep, assessora técnica da Secretaria do Desenvolvimento Social.

As coordenadorias têm um papel de levantar as principais demandas do segmento, estabelecer prioridades e dialogar com as diversas secretarias para desenvolverem ações, projetos e políticas públicas na cidade.

Sandra Mara de Moraes, da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, por exemplo, propôs a realização de uma oficina de fotografia com o jornalista e fotógrafo sorocabano Antônio Walter Barbero, mais conhecido como Teco Barbero. Ele é deficiente visual desde os primeiros meses de vida, fotografa desde 2002 e, atualmente, também dá aulas para colegas com a mesma deficiência. “Essa será uma oportunidade única para muitas pessoas, trabalhando com os outros sentidos, além da visão, e estimulando a reflexão sobre inclusão social”, completa Gallep.

 

Editais de chamamento

Nesta sexta-feira (21), a Secretaria do Desenvolvimento Social publicará editais de chamamento para a 3ª edição do “Ocupação Jovem” no jornal Município de Sorocaba.

Um deles vai convocar jovens artistas criadores de artes visuais (ilustrações, pinturas, fotografias, grafites, dobraduras, esculturas, entre outras) interessados em expor e comercializar suas peças no evento. Outro edital será voltado às organizações privadas e/ou particulares, com ou sem fins lucrativos, interessadas em apoiar o evento. Também poderá procurar a Prefeitura de Sorocaba organizações não governamentais sem fins lucrativos interessadas em explorar barracas de alimentação no “Ocupação Jovem”.

Mais informações sobre o evento devem ser obtidas na Sedes, pelo telefone 3219.1924.