Instituto Federal vai funcionar em área da Ufscar

Instituto Federal vai funcionar em área da Ufscar Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 05/08/2013 às 21:38
  • Atualizado 12/09/2022 às 21:38
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Após várias negociações, chegou ao fim o acordo entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) e a Prefeitura de Sorocaba para a criação de uma unidade no município. Capitaneada pela deputada federal Iara Bernardi, a instalação da escola técnica ocupará uma área dentro da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

A decisão não é inédita. Uma experiência no mesmo molde é sucesso na unidade São Carlos e, segundo o diretor da Ufscar Sorocaba, professor Isaías Torres, a expectativa é repeti-la aqui.

E, mantendo seu compromisso em atuar para a vinda do IF, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio confirmou na tarde desta segunda-feira (5), durante encontro em que, além da deputada e do diretor da Ufscar, participaram o deputado estadual, Hamilton Pereira e os vereadores Izidio de Brito e Carlos Leite, que vai colaborar com as obras de infraestrutura básica – rede elétrica, rede de incêndio, guias e asfalto, do novo prédio do IF.

“Vamos fazer um convênio para a realização dessas etapas”, assegurou Pannunzio que já havia oferecido uma área de 42 mil metros quadrados, ao lado da Universidade de São Carlos, para a construção do câmpus local do Instituto.

 

Até o fim do ano

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/São Paulo (IF), que poderá oferecer até 1.200 vagas de ensino técnico profissionalizante, de tecnólogo e de licenciatura, vai começar a atender no prédio de extensão da Ufscar, instalado em Santa Rosália, ao lado do hipermercado Extra, até o fim do ano.

Em reforma, o local será adequado para atender ao IF. De acordo com o professor Isaías, serão 900 metros quadrados de área construída, metade da planta total, para uso dos estudantes do Instituto.

Serão criados 7 cursos no período diurno e 7 no noturno. Segundo Iara Bernardi, uma audiência pública de consulta popular vai definir quais os cursos serão oferecidos no município.