Escola Municipal “Reverendo Augusto” atenderá turmas de 1º ano no Éden

Escola Municipal “Reverendo Augusto” atenderá turmas de 1º ano no Éden Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/01/2021 às 18:12
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:12
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O secretário da Educação, Marcio Carrara, esteve, na tarde desta terça-feira (19), na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no Éden. A visita serviu para acompanhar os espaços pertencentes à igreja, que serão adaptados para atender dez turmas de 1º ano do Ensino Fundamental.

Para atender essas turmas, a Secretaria da Educação (Sedu) reativou a E.M. “Reverendo Augusto da Silva Dourado”, unidade localizada no bairro Iporanga, que estava com o funcionamento paralisado desde 2016, devido à baixa demanda. Ao longo dos anos seguintes, o prédio foi vandalizado, tornando-se, a partir de 2019, um local impróprio para receber os estudantes, o que levou à sua desativação.

Para 2021, a Secretaria da Educação (Sedu) contou com a parceria, por meio de concessão de salas da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, que disponibilizou os espaços para o atendimento temporário das aulas para as dez turmas. “Nós somos muito gratos ao Padre William Fantim Coimbra, que gentilmente emprestou à Prefeitura as salas onde eram realizadas as aulas de catequese, para atendermos nossas crianças”, destacou o secretário Carrara. “Nossa equipe já está trabalhando nas adaptações necessárias, como a troca de cadeiras com braço único por carteiras escolares, assim como os ajustes nos banheiros e demais áreas para atender os estudantes”, completou.

De acordo com o levantamento feito pela Sedu, a região do Éden sofreu grande aumento na demanda nos últimos anos. Para mitigar o problema de falta de unidades, além da cessão temporária das salas da igreja, a unidade CEI-14 “Eng. Carlos Reinaldo Mendes”, que também fica no Éden, atenderá mais quatro turmas de 1º ano do Ensino Fundamental.

“É importante reforçarmos que as crianças não serão atendidas, neste momento, no Iporanga, e que o nome “Reverendo Augusto da Silva Dourado” será alocado temporariamente no espaço no Éden, até que um novo prédio escolar seja construído”, explica o secretário da Educação.

Além dessas ações, a equipe técnica da Sedu já iniciou um projeto que culminará na construção de novas unidades escolares, a fim de atender a demanda por creche e Ensino Fundamental naquela região.

O secretário faz questão de frisar que, além do uso da igreja ser temporário, não haverá relação religiosa com o local. “Nós estamos usando somente o espaço da Paróquia. Por isso, reforçamos que não serão ministradas aulas de ensino religioso”, salienta.

A adaptação no prédio está prevista para ficar pronta antes do início do período letivo. A partir do dia 3 de fevereiro, a equipe escolar retornará das férias para realizar, na unidade, as reuniões de planejamento pedagógico. No dia 8 de fevereiro, a escola já poderá realizar atendimento ao público e as aulas começam com as Atividades Não Presenciais (ANPs), conforme calendário escolar encaminhado à rede em dezembro de 2020. “Vale destacar que a equipe escolar será formada por servidores municipais”, conclui o secretário Carrara.