CEI 89 vai inaugurar biblioteca “Leitura Viva”

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/04/2018 às 19:33
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:33
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Ler, contar e ouvir histórias são atividades pelas quais a criança pode conhecer diferentes formas de falar, viver, pensar e agir, além de um universo de valores, costumes e comportamentos de sua e de outras culturas situadas em tempos e espaços diversos do seu.

A Educação Infantil tem a responsabilidade de resgatar e organizar o repertório das histórias que as crianças ouvem em casa e nos ambientes que frequentam, uma vez que essas histórias se constituem em rica fonte de informação sobre as diversas formas culturais de lidar com as emoções e com as questões éticas, contribuindo para a construção da subjetividade e da sensibilidade delas.

Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo.

Seguindo esses conceitos é que a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Educação (Sedu), inaugura na quarta-feira que vem (25), às 10h, a biblioteca “Leitura Viva” do Centro de Educação Infantil “Zilda Pereira Aguilera” (CEI 89), localizada na Vila Helena.

A escola está desenvolvendo neste mês de abril atividades para estimular o gosto pela leitura nas crianças, solicitando aos pais doações de livros de literatura infantil novos ou usados em bom estado, que contemplarão o acervo da biblioteca.

Assim, as crianças levarão para casa uma sacola contendo um livro e um caderno de registro para a leitura em casa com os pais.

A biblioteca será utilizada pelos alunos com supervisão dos professores e auxiliares de educação, com o objetivo de promover o contato diário das crianças com a leitura. Durante o evento, será apresentada a peça teatral “O Museu da Emília”, estrelada pela equipe de auxiliares de educação e professores.