Pannunzio anuncia manutenção da Secretaria da Cultura

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 03/08/2013 às 22:01
  • Atualizado 12/09/2022 às 22:01
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio voltou atrás em sua decisão de unificar as pastas da Educação e Cultura e anunciou, na manhã deste sábado (3), durante a abertura da 4ª. Conferência Municipal da Cultura, no auditório da Fundec, que vai manter a Secretaria da Cultura (Secult). A proposta integra o projeto de lei de reforma administrativa, encaminhado à Câmara.

Em sua fala, Pannunzio disse ser falível , mas que seus princípios e sua convicção em buscar fazer o melhor, lhe permitem voltar atrás mediante a revisão de suas ações. O prefeito referiu-se aos apelos advindos, primeiramente, da vice-prefeita e secretária da Juventude, Edith Di Giorgi, do secretário que acumulava a Educação e Cultura, José Simões de Almeida Junior, e do presidente do Legislativo, José Francisco Martinez, para que revisse a decisão de unir as pastas com vistas à economia e reconfiguração de trabalho nas áreas. “Mas, foi a sociedade civil, aquelas vozes que percebi de imediato não endossaram a minha escolha, que me fizeram refletir e perceber que a Cultura tem que ter o apoio compromissado, com liberdade para que possa florescer a cultura de Sorocaba”, enfatizou.
O anúncio do novo titular da Secretaria da Cultura será feito apenas na próxima semana, após a votação da proposta de reforma administrativa pelo Legislativo. José Simões, a pedido de Pannunzio, se mantém à frente da Secretaria da Educação (Sedu).

A Conferência
Sob o tema “Viva Cidade: Cultura e Desenvolvimento”, o evento discute durante todo o dia as propostas e as estratégias para a implementação e consolidação de uma Política Municipal de Cultura, buscando aprimorar a articulação e cooperação institucional entre os agentes das esferas públicas e a sociedade civil.
Da conferência sairão os delegados que representarão a cidade na etapa Paulista do evento e, posteriormente, a delegação que irá a Brasília, em novembro, participar da edição nacional das discussões sobre a política cultural brasileira.
A conferência é, ainda, o primeiro passo para que Sorocaba possa se inserir no Sistema Nacional de Cultura e engrossar a relação das 177 cidades paulistas que têm acordo de cooperação com o SNC.
Seis grupos de trabalho, que há uma semana discutiram assuntos ligados à área dentro da uma pré-conferência, estão avaliando as 36 propostas livres que comporão, ao final do dia, a pauta de atuação na política cultural no município. A base da conferência se constitui de quatro eixos: Implementação dos Sistema Nacional de Cultura – adesão da cidade de Sorocaba no SNC; Produção Simbólica e Diversidade Cultural – O fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, Cidadania e Direitos Culturais – Garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania e Cultura e Desenvolvimento – Economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.
A 4ª. Conferência da Cultura deverá ser encerrada até as 17h, após a votação das propostas em plenário e a definição dos representantes locais à Conferência Estadual.