Companhia BuZum! estreia o espetáculo “O Grande Perigo” em Sorocaba

Companhia BuZum! estreia o espetáculo “O Grande Perigo” em Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 06/12/2019 às 19:39
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:39
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Companhia se apresenta do dia 10 a 13 de dezembro gratuitamente

Com linguagem de teatro de bonecos, o Buzum! alcança muitas dimensões de público. Onde quer que passe, seja em escola pública, praças e parques o ônibus-teatro espalha a experiência de transmitir com entusiasmo uma arte teatral única. Com seu humor poético ilustra diversas histórias que ensinam crianças, adolescentes e adultos. não à toa já ganhou diversos prêmios nesses seus nove anos de história.

Desta vez, o ônibus estaciona em Sorocaba para a estreia do espetáculo “o grande perigo”. Uma história que mostra com detalhes os desafios que uma tartaruga enfrenta ao perceber a quantidade de perigos que é viver em um mar, refletindo os obstáculos que qualquer pessoa passa em sua vida.

A grande estreia acontecerá gratuitamente em sete sessões diárias, em Sorocaba, durante uma semana, entre os dias 2 a 7 de dezembro, depois segue para outras cidades. O espetáculo será apresentado pelo programa municipal de fomento ao teatro para a cidade de São Paulo, ligado à secretaria municipal de cultura de São Paulo (PROAC ICMS) e com o patrocínio do hth® e levará gratuitamente o espetáculo “o grande perigo” para alertar sobre questões como preservação à natureza em um universo envolvente e lúdico.

Programação para 2019

O Buzum! gira com a itinerância por cidades do brasil. O roteiro completo de 2019 do buzum! Está acontecendo com aproximadamente mais de 200 dias de apresentações, durante o ano inteiro, em oito estados, sendo eles São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Ceará.

A companhia apresentará quatro peças do longo roteiro que circulará pelo país. Os espetáculos são produzidos com exclusividade, presenteando as crianças com duas grandes estreias que mostram mundos mágicos e encantados. Regadas de mitos folclóricos, as histórias trazem a valorização da cultura popular brasileira, histórias indígenas e temas que exercem reflexões sobre a natureza, através de aventuras que abrem a imaginação aos olhos dos pequenos apreciadores da arte.

Sempre de casa cheia, ou melhor, de ônibus cheio, e com um público fiel, nesses nove anos, literalmente, de estrada, o Buzum! Estimulará pessoas a perceberem um resgate vivo da cultura popular oral, por meio de uma linguagem sensível, bela e inteligível em que os talentosos atores da cia. Traduzem nas encenações. Além disso, os pequenos ainda levarão o aprendizado da história para o dia a dia, com as cartilhas que são distribuídas ao final dos espetáculos, tanto aos alunos, quanto aos professores.

O projeto Buzum! Foi criado em 2010, quando Beto Andreetta, Jackson Íris e Mariane Gutierrez se uniram justamente para levar o teatro de bonecos para as escolas, crianças e adolescentes que ainda não conheciam, ou tiveram dificuldades de acesso a esse mundo lúdico. “as crianças gostaram muito do Buzum!, um espetáculo maravilhoso. Houve um aprendizado importante através das apresentações, além do material pedagógico que foi distribuído e ser muito agregador também”, afirma Joelma Santos, coordenadora pedagógica da escola Maria da Conceição Oliveira Marcondes, em Tatuí/SP. “A peça do Buzum! foi um sucesso aqui em Avaré/SP, as crianças e as professoras adoraram”, cita Alexandra Príncipe, da equipe da secretaria municipal da educação de Avaré.