Mesmo com surto de COVID-19, Escola Antonio Padilha continua aberta para os alunos

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 17/01/2021 às 18:57
  • Atualizado 30/09/2022 às 18:57
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Diversos alunos e professores da Escola Estadual Antonio Padilha, teriam contraído o vírus COVID-19, pelo menos esta é a denúncia que chegou através de mensagens de pais e alunos ao Jornal Z Norte.

Na última semana, a APEOESP (Associação dos Professores do Estado de São Paulo) havia notificado à vigilância sanitária sobre o número de casos de COVID-19, em escolas estaduais. A Escola Antonio Padilha estava entre as escolas relatadas pelo Sindicato dos Professores, na qual estava passando por um surto de COVID.

Questionada, a Secretaria Estadual de Educação se limitou a informar que notificou a vigilância sanitária da cidade, além de reforçar as medidas de prevenção da transmissão do vírus COVID-19. Segue a nota da secretaria de Educação do Estado de São Paulo:

“A Secretaria da Educação do Estado informa que a Vigilância Epidemiológica Municipal foi notificada e a mesma orientou a escola sobre as medidas a serem tomadas.
Em todas as escolas da rede estadual, se houver caso de estudante ou professor suspeito (2 ou mais sintomas) ou confirmado para Covid-19, este deve permanecer em isolamento por 7 dias. Os alunos afastados seguem com aulas remotas via Centro de Mídias de São Paulo.
Se os sintomas persistirem, deve-se permanecer em isolamento até o 10º dia. As aulas presenciais seguem todos os protocolos de segurança, como higienização, ventilação dos ambientes, uso obrigatório da máscara no transporte escolar, afastamento dos casos e monitoramento.” , diz a nota da Secretaria de Educação do Estado.

Vigilância Sanitária confirma surto de COVID

A Vigilância Sanitária de Sorocaba confirmou um surto de COVID-19 na Escola Antonio Padilha, também afirmou que são feitas análises dos casos e depois encaminhará ações de acordo com cada caso.

Segue a resposta da Vigilância Sanitária:

“Houve constatação de surto na escola mencionada, no dia 11 de maio, sendo esta unidade escolar orientada, conforme o protocolo informado a seguir: Na identificação de dois ou mais casos confirmados na mesma escola, é feita análise do período de estudo e do vínculo epidemiológico entre os casos e, se houver estabelecimento do vínculo epidemiológico para definição de surto, a Vigilância Epidemiológica dará o devido encaminhamento das ações, de acordo com cada caso.”

 

Painel COVID-19 do Estado de São Paulo mostra Sorocaba com 15 casos nas escolas

Num painel de controle da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo que foi atualizado às 12h33 desta segunda-feira (16), mostra a cidade de Sorocaba com 14 casos de COVID-19 nas escolas.

Entre essas 14 pessoas, nove são alunos na faixa etária entre 0 a 10 anos (são 5 casos de 0 a 3 anos, 1 caso de 4 a 5 anos e 1 caso de 6 a 10 anos) e cinco servidores (sendo que 1 caso entre 25 a 29 anos, 1 caso entre 30 a 34 anos , 2 casos entre  35 a 39 anos e 1 caso entre 40 a 45 anos) sendo que apenas dois casos (crianças de 0 a 3 ) são do sexo masculino.

Ao todo, apenas na Rede Estadual de Ensino, em todo o Estado de São Paulo são 12.161 casos de Covid-19, sendo que 4.452 casos entre alunos e 6.942 casos entre os professores.

O maior grupo de pessoas que contraíram o vírus na rede estadual, são alunos entre 15 a 17 anos. Ao todo são 1782 casos, sendo que 981 casos são do sexo feminino e 801 casos são do sexo masculino.

Os números são do Painel de COVID-19 da Secretaria Estadual de Ensino.