“Tenho compromisso com a cidade que me acolheu”

“Tenho compromisso com a cidade que me acolheu” Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 12/07/2015 às 15:54
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:54
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba afirma que a participação popular é um dos pilares de sua gestão à frente do Legislativo sorocabano

 

Do cabo da enxada para a cadeira de presidente de uma das Casas Legislativas mais importantes do Estado de São Paulo. Assim pode ser sintetizada a trajetória do vereador Gervino Cláudio Gonçalves, mais conhecido como Cláudio Sorocaba I (PR). Eleito presidente da Câmara Municipal de Sorocaba para o exercício de 2014 e reeleito para o exercício de 2015, o vereador comanda uma das mais efervescentes legislaturas da história da Casa, tendo presidido a votação de projetos essenciais para a cidade, como o Plano Diretor e o Plano Municipal de Educação, sempre buscando garantir uma ampla participação da sociedade nessas discussões.

“Procuro fazer do respeito à lei, do diálogo com os vereadores e da efetiva participação da sociedade os pilares da minha gestão à frente da Câmara”, garante Cláudio Sorocaba I, que se inspira em suas raízes para interagir com a população, sobretudo a mais carente, de onde veio. Filho dos lavradores João Gonçalves Filho e Etelvina Vieira de Miranda, ele nasceu em Ivaiporã, no interior do Paraná, e começou a trabalhar desde criança. Aos 17 anos, ficou órfão de pai e se tornou arrimo de família, sustentando a mãe e as duas irmãs com o duro trabalho na roça.

Em 1984, decidiu tentar a sorte em Sorocaba, onde já morava uma de suas irmãs. “Mandei uma carta para saber se poderia morar com ela. Ela disse que sim. Então vendi um milho, que quase não deu para pagar as contas, fiz uma comprinha para a minha mãe, coloquei duas trocas de roupa na mala e embarquei num ônibus da Viação Garcia. Vim morar na Vila Helena, perto do aeroporto, numa rua que até hoje não tem asfalto”, lembra o vereador, que, logo depois, trouxe o restante da família para Sorocaba.

 

Trabalho braçal – Cláudio Sorocaba I trabalhou seis meses numa empresa que fabricava lajotas e recorda que o serviço era pesado: “A gente carregava fios e postes nas costas. Ajudei a construir a linha que vai de Brigadeiro Tobias até Mairinque. Nos locais onde o caminhão não conseguia entrar, tinha que carregar os postes na mão”. Permaneceu cerca de quatro anos na empresa, tendo saído quando dois amigos morreram em acidentes de trabalho. “Larguei esse serviço a pedido da minha mãe, que ficava muito preocupada com os riscos de acidente”, conta o vereador, que ainda sente a morte da mãe, aos 97 anos, no ano passado. “Lembro muito dela, desde a roça, carpindo. Foi difícil acompanhar o sofrimento dela nos últimos dias. Mas foi uma mulher muito forte, um exemplo para toda a família”, emociona-se.

Após deixar a empresa de lajotas, Cláudio Sorocaba I passou a vender enxovais e essa experiência como vendedor o levou a montar uma mercearia no Bairro Nova Sorocaba e, posteriormente, no Conjunto Júlio de Mesquita, onde conquistou sua casa própria. “O bairro tinha carência de tudo e a associação de moradores era inoperante”, relembra. Resolveu disputar o comando da associação e foi eleito com 600 votos, tornando-se um líder comunitário respeitado. “Costumo dizer que foi meu verdadeiro batismo eleitoral”, ressalta. Essa experiência o estimulou a disputar uma vaga na Câmara Municipal em 2000. “Faltaram somente 46 votos para que eu fosse eleito. Aprendi muito e continuei trabalhando”, conta.

 

Canal da cidadania – Em 2004 foi eleito vereador pela primeira vez. Reeleito em 2008, já está no terceiro mandato consecutivo, tendo recebido 4.435 votos na eleição de 2012. Na Câmara, integrou comissões permanentes da Casa, foi vice-presidente três vezes e ocupou interinamente a presidência em abril de 2010. Hoje, como presidente do Legislativo, uma das suas ações de que mais se orgulha é a contratação de jovens aprendizes com deficiência intelectual para trabalhar na Câmara. “Essa medida tem servido de modelo para outras cidades”, observa.

Cláudio Sorocaba I é autor da Lei 7.506/2005, que prioriza os filhos de pessoas com deficiência nas creches e escolas públicas, e da Lei 7.533/2005, que obriga a Prefeitura a fornecer medicamentos nas unidades de saúde que funcionam 24 horas. Também é de sua autoria a Lei 7.998/2006, que obriga as empresas funerárias que atuam no município a fornecer caixão mortuário, transporte gratuito, velório e uma coroa de flores às pessoas reconhecidamente pobres e sem recursos para pagar esses custos. Além disso, é autor de centenas de indicações e requerimentos solicitando melhorias em diversos bairros da cidade.

A mais nova empreitada de Cláudio Sorocaba I como presidente da Câmara é a implantação da TV Legislativa, aberta e com sinal digital, que já está em fase de licitação. “Com essa TV pública, todos os sorocabanos poderão acompanhar os trabalhos da Câmara Municipal sem precisar pagar TV por assinatura. E também vão ter acesso aos trabalhos do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa, podendo acompanhar o trabalho de seus deputados e senadores”, explica Cláudio Sorocaba I, acrescentando que a Câmara também terá, no futuro, um canal de Rádio FM.

 

Diálogo com a população – Para Cláudio Sorocaba I, “o político, depois de eleito, não pode sumir do meio do povo”. O ressalta que nunca deixou de atender a população em sua residência e que, nas quartas-feiras, atende das 9 às 17 horas. “No começo, eu atendia moradores do Julio de Mesquita, Ipiranga, Santa Bárbara, Montreal e Tropical. Hoje atendo pessoas de todas as regiões da cidade. Vem o pessoal do Cajuru, Éden, Bairro dos Morros e muita gente da Zona Norte”, enumera. As demandas, segundo ele, são as mais variadas, mas creche, posto de saúde e melhoria no atendimento médico se destacam. “Com as Casas do Cidadão, houve certa redução no número de atendimentos por parte de vereadores. Mas isso é muito bom: as pessoas se tornaram mais independentes”, ressalta.

Claudio Sorocaba I se colocou como pré-candidato a prefeito pelo PR e não esconde sua vontade de administrar a cidade. “Quando estava no cabo da enxada no interior do Paraná eu jamais poderia imaginar que seria presidente da Câmara de Sorocaba. Vontade de servir a população como prefeito eu tenho e, com a experiência que adquiri estou preparado para isso, mas só quem pode decidir isso, abaixo de Deus, é o povo. O que posso ressaltar é que sempre tive e sempre terei um compromisso com essa cidade que me acolheu tão bem”, conclui, enfatizando que o verdadeiro papel do político é se colocar a serviço da população.