Sorocaba lidera ranking nacional de formalização de MEIs entre cidades com mais de 500 mil habitantes

Sorocaba lidera ranking nacional de formalização de MEIs entre cidades com mais de 500 mil habitantes Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 27/06/2022 às 17:50
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:50
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Sorocaba é, atualmente, o município brasileiro com o maior volume de formalização de MEIs (Microempreendedores Individuais) entre as cidades que possuem mais de 500 mil habitantes. No acumulado até o mês de maio deste ano, foram contabilizados 68.164 registros desse tipo de empresa no município.

No ranking geral, incluindo também as maiores cidades do País e capitais, Sorocaba ocupa a quarta colocação, ficando atrás apenas de São Paulo, com 12 milhões de habitantes, Guarulhos e Campinas, essas duas com populações de mais de 1,2 milhão de pessoas. Em número de MEIs por habitante, o município de Sorocaba ainda supera a capital paulista, com uma média de 0,098 versus 0,090 em São Paulo. Os dados são do Portal do Empreendedor (gov.br/mei).

Somente de janeiro a maio de 2022, Sorocaba realizou 4.495 novos registros de MEIs. As atividades que mais se formalizaram foram na área da beleza, especificamente serviços de cabeleireiro e tratamentos estéticos. Além dessas ocupações, promoção de vendas, comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, obras de alvenaria, serviços domésticos e transporte rodoviário de cargas também estão entre as principais atuações dos microempreendedores sorocabanos.

“Sorocaba vem desenvolvendo serviços importantes para o crescimento dos microempreendedores na cidade. O reconhecimento nacional é igualmente resultado de todo o esforço do Poder Público ofertado ao segmento, por meio do suporte do Espaço Empreendedor, além do novo perfil de profissional, que busca autonomia e o desejo de ter o próprio negócio”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo.

As pessoas que pretendem abrir uma empresa, seja comércio ou prestação de serviços, podem contar com o apoio do Espaço Empreendedor, órgão pertencente à Sedettur. O local oferece serviços de apoio, tais como: formalização do MEI, registros municipais (alterações e baixas do MEI), cadastro na Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), credenciamento para Nota Fiscal de Serviços, alteração e baixa de empresa, atualização dos dados cadastrais da empresa e parcelamento do MEI. Ainda, na mesma unidade, o cidadão consegue realizar a emissão do CNPJ, do Certificado do MEI, da inscrição estadual, dos boletos do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e declarar o Imposto de Renda do MEI.

O Espaço Empreendedor está localizado na Av. General Osório, 1.840, na Vila Barão, dentro do prédio onde também funciona a Uniten. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, devendo ser agendado por meio do portal da Prefeitura de Sorocaba: www.sorocaba.sp.gov.br, na aba “Agendamento do Banco do Povo e MEI” ou direto no link: https://tinyurl.com/agendaservicos, após cadastro e seleção do setor e da data desejados.