Quase 50 animais de unidade municipal ganham um lar nos quatro primeiros meses de 2021

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 07/01/2020 às 14:10
  • Atualizado 30/09/2022 às 14:10
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

De janeiro a abril deste ano, 48 animais de estimação, entre cães e gatos, que viviam temporariamente na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Sorocaba, ganharam um lar. Antes de serem doados, todos os animais são vacinados, vermifugados, castrados e microchipados pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema).

“Essa oportunidade é oferecida pelo programa ‘D + uma chance. Adote uma Vida!’, uma campanha da Sema, que tem como objetivo incentivar, de forma permanente, à adoção responsável dos animaizinhos que vivem em nossa unidade”, explica o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Prieto. Os animais que vivem nas ruas passam fome e, muitas vezes, maus-tratos e tudo o que precisam é de uma família e de um lar para ficaram bem”, completa.

Em janeiro, foram doados sete animais, sendo três adultos e quatro filhotes. No mês de fevereiro, foram doados 13, sendo nove adultos e quatro filhotes. Em março, 14 animais ganharam um lar, sendo nove adultos e cinco filhotes. Já em abril, também foram doados 14 animais, sendo três adultos e 11 filhotes.

Adotar é um ato de amor!

A esteticista Carina Aparecida Freitas Fonseca, moradora do Jardim Siriema, decidiu ter um animal de estimação e optou pela adoção na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, localizada no Jardim Zulmira. Em fevereiro deste ano, a July, uma cachorra mestiça de pit bull adulta, foi adotada pela família. Ela vivia na unidade, após ser resgatada pela equipe da Sema por maus-tratos.

Esse é o primeiro animal de estimação da família e a experiência está sendo muito positiva. “A July se adaptou muito rápido. Temos um quintal bem espaçoso para ela brincar. No começo, fiquei receosa por seu uma pitbull adulta e não sabíamos como seria o comportamento dela depois de tudo que já havia passado no antigo lar, mas, assim que chegou em casa ela, se mostrou muito dócil. Ela é muito companheira, carinhosa e brincalhona. Ela e minha filha Bella, de 5 anos, brincam o tempo todo”, relatou a esteticista.

Para Carina, adotar é um ato de amor. “Se tem condição de ter um pet, optem pela adoção. Eles precisam muito de uma nova chance de ter uma família que cuide bem e de muito amor, acima de tudo. Esses bichinhos só têm amor pra dar é já passaram por muitas coisas ruins por aí”, enfatiza a moradora.

 

Cerca de 130 animais estão disponíveis para adoção

Atualmente, a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal conta com cerca de 130 cães e gatos, vítimas de abandono ou de maus-tratos e, por isso, é necessário sempre encontrar novos tutores que garantam um lar seguro, com todo cuidado e amor a eles.

Um dos cachorros que, em breve, será disponibilizado pela Sema para adoção responsável chegou na unidade no último sábado (dia 1 de maio). Ele foi resgatado pela equipe da Seção de Proteção e Bem-Estar da Sema, por volta de 12h, vítima de atropelamento na Avenida São Paulo. É um animal jovem, de porte médio e ganhou um nome: Astro. O cachorrinho vai ficar uns dias em observação e, depois, será encaminhado para adoção.

Importante destacar que adotar um cão ou um gato é assumir uma responsabilidade e jamais pode ser uma ação por impulso, pois os tutores precisam garantir o cuidado necessário a esses animaizinhos por toda a vida. Um cão, por exemplo, pode viver mais de 15 anos, ou seja, ele vai precisar do cuidado do seu tutor por muito tempo, como receber carinho, atenção, cuidados veterinários, além da necessidade de brincar e passear.

Outros cuidados frequentes, além disso, garantem o bem-estar do animal. Não basta oferecer comida e água fresca; os bichinhos devem tomar banho periodicamente; ter um local limpo, seco e protegido do vento, da chuva e do sol para se abrigarem e serem levados ao médico veterinário regularmente, para a aplicação de vacinas e a realização de exames, por exemplo.

Para visitar a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, em razão da pandemia da Covid-19, e conhecer o Astro ou outro cãozinho ou gato, basta entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, pelo telefone: (15) 3202-8006, para agendar um horário. O espaço está localizado na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.