Prefeitura recebe treinamento para uso dos dispositivos de tecnologia assistiva para cegos e deficientes visuais

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 11/06/2021 às 12:12
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:12
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba recebeu, nesta quinta-feira (10), treinamento para utilização dos dispositivos de tecnologia assistiva para cegos e deficientes visuais que foram doados pelo grupo BOS (Banco de Olhos de Sorocaba) às Secretarias da Cultura e Educação.

Em reunião no Centro de Referência em Educação (CRE), os secretários Marcio Carrara, da Educação (Sedu) e Luiz Antonio Zamuner, da Cultura (Secult), acompanhados da chefe de Divisão e fonoaudióloga, Angela Costa, receberam o diretor da OrCam MyEye, Doron Sadka, empresa responsável pelo dispositivo, para uma demonstração do equipamento.

Nesta manhã, a equipe escolar da E.M. “Leonor Pinto Thomaz”, unidade que possui estudantes com cegueira e deficiência visual, recebeu treinamento e ficará com um dispositivo. “Este equipamento ajudará nossos alunos a mergulharem no mundo da escrita e, com isso, se apropriarem, cada vez mais, das informações que os cercam”, salientou o secretário da Educação, Marcio Carrara.

À tarde, foi a vez da Cultura. A diretora de Área, Jackeline Pilão, e a bibliotecária Viviana Gomes receberam as orientações na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, local onde ficará outro aparelho à disposição dos visitantes.

O secretário da Cultura, Luiz Antonio Zamuner, enfatizou sobre a importância do dispositivo. “Com essa novidade, a Biblioteca dá um grande passo em favor da inclusão. Essa é mais uma amostra de que a tecnologia, de forma bem utilizada, promove momentos fantásticos na vida das pessoas”, disse.

O dispositivo avançado de tecnologia assistiva vestível, que foi desenvolvido em Israel, em 2010, é dotado de uma câmera inteligente intuitiva acoplada à armação dos óculos do usuário. O sistema registra uma foto do que está à frente, faz reconhecimento facial e outros, além de realizar a leitura em voz alta nos idiomas português, inglês e espanhol. No treinamento, foram utilizados livros para exemplificar o uso do equipamento.